FOTOGRAFIAS ALAGADAS

https://coisasdemendes.blogspot.com/2024/06/fotografias.html

Diante de toda a tragédia das enchentes ocasionadas pelo excesso de chuvas, além do descuido das entidades públicas com relação a manutenção preventiva de rios, riachos, lagos, lagoas e tudo o que se refere a água que nos faz tanto bem, é necessária para nossas vidas, mas que, no momento, está sendo um grande transtorno pois invadiu milhares de casas, destruindo tudo que as pessoas, com muito trabalho, muito suor e sacrifício conseguiu adquirir ao longo de uma vida, assim como para alguns que começaram agora, há pouco tempo constituir família, montar suas casas adquirindo seus tão sonhados móveis, geladeiras, fogões , bem como todo o tipo de eletrodomésticos que o salário permite adquirir, nem sempre como gostariam que fossem, mas o que a grana permite e mesmo assim felizes por poderem ter mesa para fazerem suas refeições, sofá para sentarem e assistirem filmes numa TV também adquirida em longas e suaves prestações, para depois irem dormir numa cama com um colchão, nem sempre tão confortável como seus corpos cansados pelo trabalho, muitas vezes árduo, merecem, adquiridos assim como todos os outros móveis a um longo prazo, conforme suporta o salário mensal, que também tem que ir nos mercados para suprir as despensas que estão vazias em uma época do mês, mas quando chega a época de receber o salário dá uma abastecida, fazendo a alegria de todos; mesmo diante de tudo isso e muito mais que nem consigo descrever, há quem diga, deforma bastante consternada e sentimento de que tudo que perdeu, acima relatado, pode ser, aos poucos, adquirido e foi assim que minha filha me disse ' Pai, vou perder todas as fotos do aniversário de 15 anos da Gabi, porque o álbum estava bem embaixo da estante'.

Tudo que é material se consegue realmente adquirir aos poucos e tudo voltar ao normal - dentro da medida do possível, das condições, do tempo e todos os fatores que contribuem para dizermos normal - e a vida fluir como se nada tivesse acontecido - isso vai ser difícil, pois esquecer de sair de casa com água pelo joelho, ficar mais de um mês sem ter onde ficar e sabendo que tudo foi perdido, até mesmo as fotos do aniversário de 15anos da filha, hoje com 23, que eram consideradas relíquias pois foi um momento muito especial, como todo 15 anos de uma menina o é. Pois a água não perdoou, a enchente levou tudo. As coisas materiais são substituíveis, de uma forma ou outra, a qualquer tempo, enquanto que as coisas sentimentais não tem como substituir, não tem como voltar no tempo para repor, refazer. Vão restar apenas as lembranças, que, infelizmente, com o tempo vai se esvaindo de nossa mente, mas jamais do nosso coração.

A enchente não apenas molha, mas carrega tudo o que vê pela frente e que possa ser levado, sabe-se lá para onde, sabe-se lá quem poderá vê-lo, se é que o álbum saiu boiando. A esperança é que nada tenha saído flutuando e se dirigido para outros lugares. Quem sabe ainda esteja lá, encharcado, e pelo tempo, mais de um mês embaixo d'água, já irreconhecível, as imagens apagadas, mas umas fagulhas coloridas poderá se ver e dizer que é fulano, sicrano naquele tal momento que foram tiradas tais fotos. Eu estava lá, tinha que estar, minha neta.

Milhares de pessoas perderam tudo. Milhares de vidas devassadas, mas com vida, mesmo que com muita tristeza, pois todos seus bens materiais foram totalmente perdidos, mas a sua dignidade, o seu brio, a sua capacidade de resiliência, de saber superar, que todos nós, gaúchos, temos, não se perde, não se rende, não se abate por nada, e assim estarão, todos erguidos, refazendo suas vidas, tocando-as, sendo ajudados, como se vê de forma tão emocionante, pelo país e até mesmo por pessoas de outros países, se mobilizando numa acirrada força de humanidade, de colaboração, de solidariedade.

Mesmo com toda ajuda, mesmo com toda dificuldade de conseguir receber os valores que pensam os políticos do país, vai ser o suficiente para cobrir todo o prejuízo da catástrofe desse povo, nada conseguirá apagar do seu coração e de suas mentes o que estão passando. Ficarão todos marcados pelo resto de suas vidas. Porém algo de positivo deverão tirar disso tudo: contar para a posteridade e para quem os conhece e os rodeiam, seja em casa, seja no trabalho, seja no social, essa capacidade de superação, de levantar a cabeça e não se deixar cair, pensando sempre que nada como um dia atrás do outro, pensando que ontem já passou, o hoje vai ser melhor e o amanhã, com certeza melhor ainda, sem esquecer jamais de acreditar que Deus está sempre presente, mesmo nos momentos difíceis, e, só com Ele conseguimos nos reerguer de toda e qualquer dificuldade.

Vou aguardar o tempo que for necessário até as águas baixarem, irmos lá para limpar tudo e ver o que poderá ser aproveitado - não acredito que haja algo - e quem sabe abrir o álbum e vermos as fotos dos 15 anos da Gabi (que também teve sua casa alagada). Vida que segue.