CRISTÃO DE VITRINE

“A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem”.

Ultimamente temos visto uma verdadeira invasão das igrejas por parte de pessoas estranhas ao ambiente. Diferem-se das demais pelos trajes pomposos e pelo modo de agir. Em geral ocupam os primeiros bancos. Praticamente saltam à frente do microfone na hora de cantar. E para não fugir a regra, têm a pior voz e sempre são desafinados. Um martírio para os demais.

Querem participar de tudo, algumas têm até a chave da igreja, são responsáveis por abrir e fechar o templo. Só não lavam o chão, porque tal tarefa é realizada sem a presença do público, ou seja; não dá IBOPE. Se o pároco determinasse tal mister durante alguma celebração, tais pessoas não hesitariam em dobrar os joelhos e tornar limpo o chão da igreja, desde que, tivessem fieis a observar o ato, é claro.

Para estar em evidência, realizam proezas. Querem realmente se mostrar. É conhecido o caso de uma dessas senhoras, metida a socialite, que hipotecou todos os bens da família para acompanhar a comitiva que levou um padre a Roma. Ficou por lá alguns dias. Quando voltou a família estava na bancarrota e no desespero. Mas ela estava no sétimo céu. As colunas sociais tinham alardeado a sua viagem.

A hipocrisia reina entre essa gente. Elas esquecem que podemos enganar a nós mesmos e aos outros, mas não a Deus. Os hipócritas querem passar a imagem de que amam a Deus, querem ter uma imagem de amor ao próximo, mas na realidade é um amor a si e a glória do mundo. Eles também têm amor, mas é um amor que opera para a sua própria glória e nunca para a glória de Deus.

Os hipócritas têm ações grandiosas, crêem em Deus de maneira apenas intelectual, praticam religião minuciosamente, mas não conhecem o amor íntimo pela Palavra de Deus que vem de uma devoção pelo autor das Escrituras. Esse amor é visto somente pelos verdadeiros Cristãos. Mais vale um gesto de amor e caridade do que, ir a Roma aplaudir o Papa na Praça São Pedro.

O verdadeiro Cristão tem a Palavra de Deus como um espelho valioso, a luz que ilumina seu caminho. Alimenta-se dela e as seguem como único meio de ter comunhão com Deus.

RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA
Enviado por RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA em 07/01/2008
Código do texto: T807577
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.