A comunidade e o casamento

Semana passada estive em um casamento, que pra mim foi um dos mais lindos em que já fui convidada a estar.

Era um casamento entre pessoas mais velhas, próximas aos 60 anos.

A noiva em questão era divorciada, e, há anos recorria a igreja pedindo a nulidade de seu primeiro matrimônio. A noiva já convivia com seu noivo há mais de 10 anos e haviam construído uma relação estável e de confiança, mas ambos, embora participantes de muitos movimentos e pastorais, não podiam participar do banquete do cordeiro, por conta do impedimento que a noiva tinha de sua parte.

Assim sendo, foram sempre bem acolhidos por sua comunidade e pelos padres. Mas havia esse impedimento.

Acontece que cerca de um mês atrás veio a resposta de Roma sendo favorável ao pedido da noiva.

Portando, não havia mais impedimento para que o casamento entre ambos fosse celebrado.

E assim que a comunidade soube, houve tamanha comoção. Em menos de 2 meses,os movimentos e grupos se uniram, em prol de realizar o casamento de ambos. E com a ajuda de parentes e amigos. O tão sonhado dia chegou!

A igreja estava linda, o apostolado doou as flores, amarelas, a cor preferida da noiva.

Os músicos doaram suas vozes e cantaram sem nada em troca.

Os fotógrafos da PASCOM marcaram presença com suas câmeras registrando cada momento.

E toda a comunidade reunida estava lá para prestigiar o fiel casal.

E teve festa!

Alguns irmãos fizeram as vezes de garçons, o Cursilho doou salgadinhos, os homens do terço doaram 17 litros dos mais variados sucos. E tantos outros movimentos e pastorais que doaram refrigerante, docinhos e o material do bolo, além de presentes.

Eu vi carinho nesse casamento, eu vi união, eu vi acolhimento, eu vi o que de fato é ser comunidade. Uma grande família, que ora briga, ora fala mal do outro, mas que fazem as pazes, e que nos momentos bons e ruins estão lá para amparar ou celebrar, mas estão lá!

A igreja é imperfeita, pois é feita como eu e você. De pessoas imperfeitas, mas que quando querem podem ser bem melhores juntas e fazer algo extraordinário, como realizar um casamento pra mais de 200 convidados em um mundo onde está tudo tão caro, e ainda assim, não custar tanto pra ninguém.

flor de inverno
Enviado por flor de inverno em 31/05/2024
Código do texto: T8075691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.