CONSTATAÇÕES ELEMENTARES

Sexta-feira, 31 de Maio de 2024.

Há certos temas cujo seus teores merecem cuidados ao abordá-los. Isto porque uma das mudanças no mundo parece ter derrubado com uma coisa chamada tradição. E até já foi falado nesse mesmo espaço há tempos atrás.

Mas há que se apegar a um fato que merece destaque nos dias atuais. Não se preza mais por qualidades. Quase nenhuma delas. Principalmente a profissional. E isso em todos os âmbitos vitais. Na Literatura, nas artes diversas, na música, enfim, em quase tudo. E, por desdobramentos, a Moral também já não recebe a atenção de antes. Até muito pelo contrário.

Não se pode deixar de falar sobre a internet. Ela é como um instrumento de corte, que pode ser usado como um utensílio ou até mesmo uma arma, diferenciando-se apenas seu usuário. Se é do bem ou do mal. Assim, quem tem bons princípios, usa a internet com respeito e lisura, o que não acontece com os que não os possuem. Assim, estaremos sujeitos às variações morais dos usuários.

Mas peguemos, sim, a Música, como exemplo do baque que tudo levou. Até às décadas de oitenta, talvez ainda início da de noventa, as músicas eram, e foram, inigualáveis. Isto não quer dizer que não haja nesses tempos atuais algumas delas em mesmo nível. Mas é nítida a diferença de antes. Até porque muitas das antigas são tocadas e lembradas até hoje, quase que diariamente nos veículos de reprodução.

E das músicas criadas a partir das décadas seguintes, muitas delas, bem como seus autores e cantores, também músicos, foram praticamente esquecidos no tempo. Ou descartados, como se usa classificar. As qualidades que existiam antes são invejáveis, sob todos os aspectos.

Necessário ressaltar que não se está exaltando o saudosismo. Ressalta-se, apenas, as reais condições de qualidades que envolvem as ações humanas no mundo. Hoje em dia isso já nem é mais respeitado. É como dizem no popular: "é embrulhar e mandar". E se está resolvido.

E a propósito do andamos vivendo nesses dias atuais, o trabalho já não está seguindo os padrões de antes. Muita irresponsabilidade, a ponto de se observar, por exemplo, no município do Rio de Janeiro, vários feriados em meio de semana se seguirem a enforcamentos de dias seguintes, trazendo enormes prejuízos à população.

Mas quem é que está preocupado com isso? Os agentes públicos o que mais fazem é reclamar de suas remunerações. Que seja! Mas não observam apenas um detalhe. Pelo quanto que trabalham e, principalmente, pelo que rendem, convenhamos. É um acinte! Ganham, pelo mínimo, o dobro do que deveriam receber. E essa equação não é complicada de resolver.

Enfim, este é o nosso país.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 31/05/2024
Código do texto: T8075350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.