TRÊS ANOS DE MÚSICA E POESIA NO JORNAL CULTURAL ROL

Ao longo de três anos, meus poemas encontraram um lar nas páginas do Jornal Cultural ROL, onde a flauta da minha alma toca, encantando os leitores com poesia e música. Olhando para trás, percebo o quão significativo esse período tem sido, tanto para mim quanto para os leitores que me acompanham.

Quando comecei a publicar, meus textos eram postados pela Editora Setorial de Poesia Cláudia Lundgren, que me deu o primeiro impulso nesse caminho. Posteriormente, meus textos passaram a ser publicados pelo Editor-Chefe Sergio Diniz da Costa, cujo apoio e encorajamento têm sido inestimáveis.

Desde a minha primeira publicação, fui apresentado pelo editor Sergio Diniz com uma descrição que até hoje me enche de orgulho: “A flauta literária de Paulo Siuves”. Essa metáfora não poderia ser mais adequada. Para mim, escrever é como tocar uma flauta, onde cada palavra é uma nota que precisa ser soprada com cuidado e paixão para formar uma melodia harmoniosa. E, assim como na música, na poesia encontro uma forma de expressar emoções profundas e complexas de maneira que possa ressoar no coração das pessoas.

Ser parte do Jornal Cultural ROL é, por si só, uma honra. Este jornal, iniciado em Itapetininga (SP) em 1994, e que completou 30 anos de existência em abril deste ano, é um pilar da cultura, . A dedicação de seu fundador, Helio Rubens de Arruda e Miranda (in memoriam), e a continuidade de sua missão pela equipe atual, mostram a importância da arte e da literatura em nossas vidas. É justo, portanto, que, em sua memória, a Confraria Amici D’Itália tenha instituído o Troféu HR, elaborado pelo designer Alexandre Esteves, e até mesmo a sugestão do editor Sergio Diniz, de uma estátua em homenagem, na maior praça de Itapetininga. Helio Rubens deixou um legado que transcende sua própria vida e toca cada um de nós que fazemos parte desta comunidade cultural.

Ao longo desses três anos, tive a alegria de ver meus poemas serem acolhidos pelos leitores. Escrever sobre o amor, muitas vezes através da lente da música, é minha forma de compartilhar minha paixão pela vida e pelas pessoas que amo. Poemas como ‘A Canção dos Apaixonados’ e ‘Flauta Transversal’ são exemplos dessa fusão entre música e poesia, onde cada verso é uma nota e cada estrofe uma melodia.

Mas não foram apenas os poemas que marcaram minha trajetória. O apoio e o feedback dos leitores me mostraram que minhas palavras têm o poder de tocar o coração das pessoas. Receber mensagens de leitores dizendo que um poema os emocionou ou que se sentiram conectados com minhas palavras é um presente inestimável. Isso me motiva a continuar escrevendo, buscando sempre trazer algo novo e verdadeiro para aqueles que acompanham meu trabalho.

Esses três anos também me ensinaram sobre a importância da perseverança e da dedicação. Em um mundo onde tudo parece passar tão rápido, ser constante em algo que amamos é um ato de resistência e amor. A cada semana, ao sentar-me para escrever, lembro-me do compromisso que tenho com meus leitores e comigo mesmo. É uma responsabilidade que abraço com alegria e gratidão.

Agradeço à Claudia Lundgren por ter me dado o primeiro impulso e ao Sergio Diniz da Costa e a toda a equipe do Jornal Cultural ROL por acreditarem no meu trabalho e me darem a oportunidade de compartilhar meus poemas. Agradeço aos leitores, cuja receptividade me inspira a continuar. E, acima de tudo, agradeço à música e à poesia, que me permitem expressar o que de outra forma seria impossível.

Completar três anos como colunista é uma conquista pessoal, mas é também um testemunho do poder transformador da arte. Que venham muitos mais anos de poesia, música e amor, sempre com a simplicidade que toca o coração e a profundidade que faz refletir.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 28/05/2024
Reeditado em 29/05/2024
Código do texto: T8073559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.