A PAZ
A paz mundial é um conceito que diz respeito à possibilidade de toda a população viver em harmonia, não temendo a violência, confiando mais nas autoridades e seus governantes. No mundo existem vários conflitos que impedem que a paz reine entre as culturas.
Paz não significa apenas a ausência de guerras, de disputas políticas, sociais ou econômicas, mais do que isso, paz é um estado de tranquilidade e progresso social, caracterizado pelo relacionamento saudável e cordial entre indivíduos ou povos. O estado de paz ou de guerra observado em uma sociedade é, na verdade, o reflexo coletivo do grau de paz interior de cada indivíduo. Analisando a realidade atual, com tantos conflitos existentes no universo, podemos dizer que a paz é utopia.
Na esfera internacional, os conflitos acontecem por inúmeras razões, como as religiosas, por exemplo, questões de aumento territorial, domínio de regiões ricas, diferenças históricas, ou étnicas. A paz é fruto do exercício pessoal e, no âmbito familiar, não há como conceber paz com violência doméstica, maus tratos, fome, alcoolismo e falta de escolaridade. É importante que ações e normas internacionais sejam respeitadas.
Todavia, quando o indivíduo perceber o seu real papel na sociedade, haverá um avanço considerável. É necessário conviver e administrar as diferenças e não as eliminar. Assim será possível a humanidade conquistar a paz.