Toda ajuda conta

 

Desde às 03 da madrugada, há quase 12 horas, voltou a chover, como previsto, mas o Jacuí continua baixando e a meteorologia indica que o volume não será grande e perderá força amanhã. Como de quarta até sexta não choverá, a perspectiva é de que o nível das águas retroceda em muito. Coisa boa!

 

Nossa relação com a chuva está totalmente alterada, pois urgem dias de sol para as águas baixarem, as casas serem limpas e o que foi perdido descartado, o que torna sua incidência indesejada. O quanto antes as pessoas puderem voltar pras suas casas em segurança, saindo dos abrigos, melhor. A ajuda está vindo e não faltará, oriunda de governos, empresas, entidades e pessoas. Os anjos voluntários permanecem fazendo sua obra benfazeja e edificante, benditos sejam, Deus os abençoe. Mãos a serem dadas não faltarão, graças. Tão logo a situação da capital chegue a uma mínima condição de "normalidade" (digamos assim), as coisas tendem a melhorar mais efetivamente.

 

Concomitantemente ao auxílio para os atingidos e a recuperação financeira do Rio Grande do Sul, muita coisa deverá ser analisada, avaliada e debatida política e tecnicamente nas esferas pública, privada e social a respeito de tudo o que passamos, buscando soluções e prevenções no curto, médio e longo prazos. É uma coisa óbvia, claro, mas que deverá ser feita com todo o empenho e ciência. Inclusive, é algo que já começa a ocorrer, mesmo que ainda estejamos na fase de auxílio e limpeza, aquém da de reconstrução.

 

Sobre essa fase inicial de auxílio, ontem aconteceu no Maracanã o jogo beneficente em prol do RS (foto acima), uma das boas iniciativas que pipocam por todo o Brasil a fim de ajudar nosso estado. Quarenta mil cariocas marcaram presença. Legal ver algo assim. Toda ajuda é e será bem vinda. Por outro lado, li no Portal que picaretas travestidos de integrantes da Defesa Civil em Eldorado, Cachoeirinha e Barra do Ribeiro foram presos pelo GAECO do MP-RS por desviarem doações para uso futuro nas eleições. Uma barbaridade, um oportunismo vil num momento de necessidade extrema das pessoas.

 

Não podemos e nem devemos generalizar, até porque se tratam de ocorrências isoladas, mas o fato é que doações físicas ou em dinheiro devem ser monitoradas pela sociedade, pois, em ano de eleição, deixar tudo isso sob controle apenas de governos e políticos é por demais temerário, abrindo espaço para que alguns prejudiquem todo o trabalho sério de muitos. TRANSPARÊNCIA E CONTROLE!

 

Uma boa semana de sol e tempo firme para todos. Cuidem-se, vacinem-se, ajudem, vivam e fiquem com Deus.