Entre Sem Bater - As Armas Modernas
Einstein disse:
"... não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será travada, mas a Quarta Guerra Mundial será travada com paus e pedras ..."(1)
Reitero que, sobre Einstein, prefiro indicar um espaço sobre seus trabalhos e frases ( Wikiquote ) que trazem ideias sensacionais. Einstein será presença constante aqui nesta trilha e não serei um a adotar a obediência cega ou praticar o apelo à autoridade. Nossa civilização no Século XXI não seria a mesma sem Einstein, chamá-lo de um físico-teórico é um absurdo inominável. E suas ideias sobre armas, utilização das mesmas com dupla função, e outras temáticas, sempre são instigantes.
ARMAS MODERNAS
Desde que começamos a estudar, ouvimos e lemos alguns chavões que nunca questionamos. Por exemplo, quando se diz que uma pessoa é "um Einstein" significa que a pessoa é muito inteligente. Desse modo, um certo pensador de rede social imaginou que qualquer frase, com atribuição de autoria à Einstein dá muita credibilidade. Com efeito, faça uma frase difícil, recolha uma imagem de Einstein e divulgue. É provável que em pouco tempo estará em muitos sites e redes sociais.
Existem sites e portais que cuidam de verificar frases e citações com objetivo de determinar o que é real ou não. Com toda certeza, esta arma a favor dos que defendem a verdade tem pouco uso em tempos de fake news em excesso.
A frase-tema sobre armas e uma guerra mundial do futuro tem sua atribuição a Einstein, e ganha boa repercussão. Entretanto, pode ser que seja uma paráfrase ou adaptação do que Einstein ouviu de outra pessoa. Impossível saber ao certo, e mesmo que a tradução do que disse Einstein não seja exatamente o que ele falou, é melhor refletirmos.
Este texto tem como base uma frase com estreita relação com Einstein sobre o poder destruidor(2) do mundo e uma série de TV. Assim sendo, podemos afirmar que Einstein acertou a partir da bomba atômica e, surpreendentemente, erra quando fala das próximas guerras.
GUERRAS FUTURAS
O pensamento de Einstein, no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, após a devastação das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, faz sentido. O horror nuclear revelou uma nova era de armamentos com capacidade de aniquilar civilizações inteiras de civis.
Durante os 50 anos subsequentes, o mundo viveu sob a sombra constante da Guerra Fria. Foi, inegavelmente, um período de intensa rivalidade entre os EUA e a URSS, sem vencedores. Este conflito não ocorreu em campos de batalha globais, mas sim através de uma corrida armamentista e uma série de guerras por procuração. A ameaça de um holocausto nuclear pairou, por muitas décadas, sobre a humanidade. Podemos afirmar, com toda a certeza, que o Day After(3) não era somente uma produção de Hollywood, mas uma ameaça factual.
Desse modo, ambas as superpotências e outras nações, acumularam arsenais de destruição em massa. A paz sempre esteve por um fio, com sustentação na doutrina da Destruição Mútua Assegurada (MAD)(*). Em outras palavras, a ideia era de que qualquer ataque nuclear inicial levaria à aniquilação de ambas as partes e muitos outros povos.
GUERRA FRIA
A dissolução da União Soviética em 1991 foi determinante para um aparente fim da Guerra Fria, mas o mundo não se tornou mais seguro. Conflitos regionais, terrorismo e a proliferação de armas nucleares continuaram a ameaçar a estabilidade global. Nos últimos anos, as tensões geopolíticas têm se intensificado, com potências como China, Rússia e Estados Unidos entrando em atritos diretos ou indiretos. A ascensão de tecnologias avançadas, como armas cibernéticas e drones militares, introduziu novos paradigmas de guerra. Desse modo, o campo de batalha e as armas de guerra se estendem além do físico e material, chegando ao virtual e informacional.
GUERRA DIGITAL
Anteriormente, o que obteve a denominação de "guerra nas estrelas" se tornou uma realidade no mundo digital. A militarização do espaço é uma área emergente de rivalidade entre nações. Satélites militares, sistemas de defesa antissatelital e outros armamentos espaciais, em desenvolvimento, aumentam o risco de conflitos devastadores. Contudo, a infraestrutura global depende amplamente de tecnologias que funcionam no espaço. A guerra da informação atingiu sua maior vulnerabilidade com as comunicações via satélite, mesmo com uso de criptografia civil ou militar.
Einstein alertava, com sua frase, sobre o perigo de nos destruirmos com nossa própria criação tecnológica. A ideia de que a 4a Guerra Mundial teria combates com paus e pedras sugere uma 3a Guerra sem limites e sem controle. A humanidade sofreria uma redução, a princípio, a um estado primitivo, sem as tecnologias que hoje nos acostumamos. Este aviso é, inquestionavelmente, mais relevante do que nunca, e merece mais do que reflexões de redes sociais.
Apesar dos avanços tecnológicos, a paz duradoura é um mito(4), especialmente após as diversas guerras religiosas e econômicas. Uma leitura racional da história comprova que a guerra só traz destruição e sofrimento.
DRONES AUTÔNOMOS
A realidade e o atual desenvolvimento tecnológico parecem desafiar a predição de Einstein.
As tecnologias de uso militar avançaram a tal ponto que as armas de destruição em massa não são as únicas que podem causar danos catastróficos. Estão, de fato, em franco processo de substituição por drones que fazem parte integrante do arsenal militar de muitas nações. Esses VANT possuem armas letais e realizam missões mortíferas, inclusive colocando vidas humanas sob algum risco.
Ainda mais preocupante é o desenvolvimento de drones autônomos(5), capazes de tomar decisões sobre alvos sem intervenção humana. Essa autonomia levanta questões éticas, pois essas máquinas poderiam decidir sobre a vida e a morte sem a supervisão humana. Isso levará a erros de julgamento, com consequências fatais e desastrosas. É provável que documentários como "Robôs Assassinos" mostram um quadro perverso e com depoimentos cruéis e insanos.
PERIGO IMINENTE
A possibilidade de drones autônomos também sugere um futuro onde os conflitos sob controle de máquinas. Em vez de soldados em campos de batalha, teremos, ou já temos, drones no céu, robôs terrestres e submarinos autônomos nos oceanos. Essa perspectiva é assustadora, pois elevará a escalada de violência, com máquinas lutando contra máquinas. E, como se não bastasse, causarão danos colaterais incalculáveis para os humanos.
Além disso, a proliferação de tecnologia de drones também aumenta o risco de sua utilização por grupos não estatais para fins nefastos. Drones podem realizar ataques terroristas, espionagem ou mesmo para disseminar armas biológicas ou químicas.
Portanto, embora a previsão de Einstein sobre o retorno a “paus e pedras” pareça distópica à luz da tecnologia moderna, é uma realidade. Em outras palavras, ele lançou um aviso subjacente sobre armas e os perigos da guerra e de conflitos, décadas atrás, que é atual. Por isso, a tecnologia pode mudar a maneira como lutamos, mas não muda o fato de que a guerra traz destruição para civis inocentes.
Em vez de nos concentrarmos em desenvolver tecnologias de guerra, deveríamos nos esforçar para utilizar estas tecnologias em defesa da humanidade. A tecnologia deve, sem dúvida, ter utilização na melhoria da vida das pessoas, não para tirá-la. É imperativo que aprendamos com os erros do passado e trabalhemos coletivamente para evitar que os piores medos de Einstein se tornem realidade.
FRASES - CURIOSIDADES
Algumas frases que, alguns portais e sites de Internet atribuem a Einstein, mas é provável que ele nem pensou no assunto. É assustador como frases não significam nada... e, nesse ínterim, Israel mata civis palestinos que tentam se refugiar, impunemente.
"... existem duas coisas infinitas, o universo e a imbecilidade humana ..."
"... temo o dia em que a tecnologia superará a nossa interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas ..."
"... Sendo um amante da liberdade, quando a revolução chegou à Alemanha, procurei as universidades para a defender ..."
"... Não compartilhe seus problemas com ninguém ..."
"... A mente que se abre para uma nova ideia, Nunca volta ao seu tamanho original ..."
Fonte: Wikiquote (inglês)
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) MAD é uma estratégia de guerra, assemelhando-se a uma forma de equilíbrio de Nash. A ideia é de que, uma vez armado, nenhum dos lados tem qualquer incentivo para iniciar um conflito ou para se desarmar. (Wikipedia - inglês)
(1) "Entre Sem Bater - Albert Einstein - As Armas Modernas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/27/entre-sem-bater-albert-einstein-as-armas-modernas/
(2) "Entre Sem Bater - Bhagavad Gita - Eu sou a Morte" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/03/entre-sem-bater-bhagavad-gita-eu-sou-a-morte/
(3) "Entre Sem Bater - Boris Yeltsin - The Day After" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/22/entre-sem-bater-boris-yeltsin-the-day-after/
(4) "Entre Sem Bater - John F. Kennedy - Um Mito" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/06/17/entre-sem-bater-john-f-kennedy-um-mito/
(5) "Na Captura de Drones - O Raio da Morte" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/09/01/na-captura-dos-drones-2-o-raio-da-morte/