A cebola

Estou sendo sincera: Não gosto cozinhar no domingo. Um dia falei isso pra uma amiga e ela respondeu: "E eu não gosto de cozinhar nenhum dia" rimos dessas doidices mas, a verdade é que não gosto mesmo. Isso de cozinhar de domingo lembra meu falecido pai. Tenho certeza que foi a partir daí que perdi o prazer de me aventurar em receitas e curtir almoços domingais. Meu pai era um ótimo cozinheiro e as lembranças ainda são fortes e muito vivas em minha mente. Posso vê-lo montando a lasanha, cozinhando o molho ou saindo as pressas para retirar o frango assado da padaria e é como se eu ainda escutasse suas palavras dizendo a minha mãe : " Vou temperar mais um pouco esse frango e assar porque eles não capricham, tá faltando sal!"

Hoje no café da manhã e um frio de lascar, meu marido disse que eu não me preocupasse com almoço pois como seria só nós dois ele compraria uma marmita simples.

Depois, sem saber porque eu disse que não. Que eu faria um almoço. Então decidi: Fui descascar uma cebola para fazer o arroz e temperar o feijão. Peguei uma grande logo para refogar a mistura também. Por fora a cebola parecia saudável mas, no entanto por dentro nem tanto. Tinha um ponto feio, escuro quando comecei a descascar percebi logo e já fui perdendo a paciência e começando a me arrepender de não ter dito ao meu marido "Traga a marmita". Mas ele já havia saído.

A cebola estragada seria substituída por outra mas, antes de descartar na lixeirinha da pia, olhei melhor e percebi que ela poderia sim, ser aproveitada. Não parecia se tratar de um fungo. Era apenas um ponto escuro que consegui arrancar. A cebola não estava podre. Estava apenas "machucada" digamos assim. Ele não a consumia toda. Talvez se demora-se mais tempo sim, mas até alí poderia ser aproveitada sem problemas.

E lá estava eu na pia da cozinha segurando uma cebola com uma mão e com a faca na outra, os olhos merejando por causa do cheiro ou, pela reflexão que surgiu ali:

Quantos pontos escuros eu estou nutrindo por dentro? Pontos que acabam corroendo de verdade! Isso não é o fim mas, preciso identificar o quanto antes para que o todo não estrague por inteiro.

A tristeza, a mágoa, a decepção, a depressão...sentimentos que devemos tomar muito cuidado para não formarem pontos escuros na alma.

Muitas pessoas por fora estão belíssimas mas por dentro, experimenta tocar na ferida pra ver. Se revelam podres por dentro. Experimenta descascar e vai ver a tristeza. Feliz daquela "cebola" que se deixa cuidar pois essa ainda têm salvação. Imagine um cesto cheio de cebolas e essa ficou lá escondidinha com aquela mancha. Estou de olho nas outras! Rs! Ou melhor...estou de olho em mim para que nenhum ponto escuro me consuma. Lá estava a cebola que eu iria usar para o almoço. Um pedaço bom dela que começou a chiar na panela com o óleo.

"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos".

( Hebreus 12.15 )

Andreia Caires
Enviado por Andreia Caires em 26/05/2024
Reeditado em 26/05/2024
Código do texto: T8072248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.