TANTA FARTURA E EU FARTO
Prólogo
26/05/2024 – Minha amada filha me convidou para eu ir almoçar no apartamento dela. No convite, via WhatsApp, ela escreveu: “Irei fritar um franguinho para você e nós almoçarmos, e tem peixe também. Só não tem dinheiro.”. – (sic).
Ao escrever: “Só não tem dinheiro” (sic) minha filha me parodiou porque é uma frase muito usada por mim quando digo que tenho quase tudo e só não tenho dinheiro. Aceitei o convite, mas ante a fartura do cardápio eu disse: “Tanta fartura e eu farto”. Essa é a explicação do tema em comento. – (Nota deste Autor).
A DUALIDADE ENTRE FARTURA E FARTO
Na Bíblia, em Filipenses 4:11-13, encontramos uma passagem que aborda essa dualidade. O apóstolo Paulo escreve:
"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”. – (sic).
Agora quero parodiar o apóstolo Paulo escrevendo:
Eu sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura porque já vivenciei uma e outra situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Isso ocorreu durante os exaustivos e estressantes cursos militares que fiz ao longo dos mais de 32 (trinta e dois) anos servindo à Pátria.
CONCLUSÃO
Portanto, a ideia de “fartura” e o reconhecimento de quando estamos “fartos” são aspectos importantes para uma vida equilibrada e contente.
Todavia, ao dizer “tanta fartura e eu farto” talvez eu esteja me sentindo sobrecarregado com a abundância ao meu redor. Às vezes, mesmo quando temos muitas coisas boas, podemos nos sentir cansados ou insatisfeitos.
Aqui aproveito para afirmar e aconselhar: Cuidar de si mesmo e encontrar um equilíbrio entre o que você tem e o que deseja pode ajudar a aliviar essa sensação de estar farto ante uma fartura.