Boa Esperança e Liberdade.
Foi um tempo onde havia esperança e da boa, depois da serra do Papagaio quando ainda em estrada de chão se avistava no alto sobressaindo, a Igreja como Cristo, de braços abertos abençoando o cafezal o campo de futebol e a venda, ponto de encontro de toda região.
Depois passando mais adiante surgia a antiga fazenda,havia um fogão de lenha,um pomar, casa estilo antigo, pé direito alto com belos janelões, doeu saber que com o tempo,a casa foi demolida dando lugar a uma construção moderna mas sem o charme e a estória que escondia aquelas paredes de pau a pique, que tanta saudade traz no peito...
Adiante a serra dos Viletes onde se chegava a Divino e depois adiante, a fazenda Liberdade onde morava a Mãe da fazenda.
Em Boa esperança ele residia e fazendo suas andanças por todo canto, como um "caixeiro viajante" sempre muito bem arrumado usava terno e gravata, traje que destoava daquela paisagem, mas sua forma de falar, embora sem estudo convencia qualquer um e podia sem esforço se passar por "dotô".
Visionário, mal compreendido talvez por estar adiante do seu tempo também não possuía uma sintonia com o mundo, empreendedor mas nutria em si um profundo respeito pelo ser humano, acabou que de tanto viajar o mundo, foi além da serra dos Viletes que encontrou sua "alma gêmea" uma Santa chamada Therezinha.
Desse encontro, foram juntos em muitas aventuras, além da Boa Esperança e da Liberdade, percorreram estradas em uma jornada de altos e baixos inerentes a existência , ouvindo canções na vitrola em discos de vinil, que permanecem ainda guardados em um baú de recordações, que teimam em sobreviver na memória.
Um dia , eles foram embora, cedo ele se despediu com um semblante de paz como se tivesse cumprido sua missão na terra, após algum tempo ela também partiu deixando enorme vazio...
Assim, Boa Esperança e Liberdade, o cafezal, a venda o canavial , o pomar, a estrada que já não é mais de chão, a Igreja na colina, todos como de braços abertos esperam um retorno que não vai mais ocorrer, mas na vitrola ainda é possível ouvir o som da canção antiga que diz :
"SERRA DA BOA ESPERANÇA,
ESPERANÇA QUE ENCERRA
NO CORAÇÃO DO BRASIL UM PUNHADO DE TERRA.
NO CORAÇÃO DE QUEM VAI,
NO CORAÇÃO DE QUEM VEM,
SERRA DA BOA ESPERANÇA MEU ÚLTIMO BEM..."