UM ANIVERSARIO , APENAS,,,

Em um dia 25/05/1929, nascia na Serra do Caverá, interior de Rosário do Sul, a dona ZELI IZAGUIRRY DE FREITAS... Filha de um intelectual autodidata - Alexandre Pereira de Freitas e de uma herdeira de Terras e Gado- Antônia Izaguirry, que era a filha mais Velha de dom Manoel José Izaguirry, o qual veio das terras Bascas para fazer fortuna no Brasil, construindo cercas de pedras para separar os campos indivisos...

Morreu com os dedos das mãos tortos e quebrados mas, muito rico...

A dona Zeli perdeu a mãe aos 7 anos e foi, junto com sua irmã Ruth, internada em um conceituado colégio de Freiras em Santa Maria.

Seus Irmãos Ney e Ione foram, igualmente internos, em um renomado Colégio de Santana de Santana do Livramento.

Aos 17 anos saiu do Colégio de Freiras para casar com o seu Napoleão Menine Machado, filho de um remediado fazendeiro do Touro Passo...

Aos 18 anos teve o seu primeiro filho e depois, no decorrer do tempo, vieram mais 7.

Em 1960, com 31 anos perde, para a Meningite, o seu 6º filho, o qual tinha, na época, menos de 1 ano...

Para todos foi um golpe terrível, mas, para a dona Zeli foi uma dor eterna. Nunca esqueceu o filho!

Depois vieram mais dois – uma filha e um filho- fechando o ciclo de maternidade.

No decorrer de sua existência caminhou pelos cumes da prosperidade e pelas planuras da miséria.

Atravessou mormaços e Invernias com uma tenacidade e com uma dignidade própria das grandes almas.

Foi professora voluntária no Itapevi e, mudando-se para Rosário foi Artesã, Costureira e Bordadeira atividades nas quais colocou todo a aprendizado de habilidades aprendidas e de dons de dons desenvolvidos em 10 anos de internato junto às Freiras.

Os bordados, à mão, que ela fazia assemelhavam-se a pinturas com linhas de diversas cores e que reproduziam, flores, folhas, caules e animais das mais variadas espécies.

Nos meses de outubro ,de todos os anos, fazia flores de papel crepom.

Rosas, Dálias, Copos de Leite, Lírios que pareciam natural e que eu vendia na frente do cemitério de Rosário do Sul, nos dias de finados...

Criou todos os filhos dentro de um rigoroso modelo de princípios nos quais se sobressaiam a Educação, a Honestidade a Família, o respeito pela natureza, pelos animais e pelas pessoas.

A fé em Deus, os amigos, o gosto pela Leitura, pelas palavras corretamente pronunciadas, a dignidade de postura, o comedimento, a discrição, eram verdades para ela.

A marca mais profunda que passou para seus filhos- posso dizer com certeza- foi a capacidade de superar a dificuldades e seguir, sempre, para frente começando a nova vida, como se fosse um novo dia cheio de sol de verão, depois de um longo inverno.

E este novo dia com este novo sol chegava sempre portando esperanças...

Todos os seus filhos sempre ouviram de sua boca que tinham que cultivar as boas companhias e portar-se acima da ignorância e da mediocridade.

Quando manifestava seu lado espanhol nos falava de seu avô como ele estivesse junto com todos nós...

Sempre andou, embora de maneira simples e pobre, bem alinhada e tinha uma beleza singular e uma postura que me lembra hoje, as nobres e dignas mulheres bascas das quais era descendente direta.

Ficou conosco 83 anos os quais para nós foram sempre de bons exemplos e de ensinamentos permanentes...

No dia 31.08.2012 nos deixou, serenamente, e partiu deste plano indo confundir-se com Grande Alma do Criador que, em vida, ela tanto amou.... mas ela partiu, em seu corpo físico, pois seus ensinamentos, seu espirito, sua força ,sua fibra e sua dignidade continuam em cada um de nós que somos seus filhos e filhas e não raras vezes, todos nós , quando atravessamos os caminhos escabrosos das dificuldades, ouvimos sua voz sussurrando aos nossos ouvidos dizer, como uma ordem:

”Enruga a testa e morde o beiço e toca para a frente, sempre”!...

Obrigado dona Zeli, por teres nos dados a vida e por seres nossa senda, nossa mestra e nossa Luz...

Te mando um beijo e peço a tua benção neste 25.05.2024 quando farias 95 anos.

Reza por nós- teus filhos e pelos teus amigos!

Tenho certeza de que Deus te ouvirá.!

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 25/05/2024
Código do texto: T8071102
Classificação de conteúdo: seguro