1696065.png

 

'DEUSIDÊNCIAS' - A ORQUESTRA DIVINA DA COINCIDÊNCIA

 

Às vezes, a vida mergulha em profundidades inexploradas dentro de mim, revelando a essência da existência: o simples ato de estar presente, de sentir e compreender plenamente tudo isso. É nesse momento que começo a contemplar a vida e suas complexidades em cada acontecimento. Sempre mantive a convicção de que nada neste universo ocorre por acaso. Absolutamente nada. Não sei se chamar isso de misticismo ou fé no destino, mas não é o destino que nos conduz aos desafios. Acredito piamente  na inclinação do destino para as coisas boas – aquelas surpresas que surgem em nosso dia a dia e transformam completamente nossa jornada. As pessoas e situações que cruzam nosso caminho, e que estão destinadas a isso.

 

Todos os dias, exerço minha capacidade de observação, encontrando beleza nas pequenas coisas da rotina: o vizinho saindo para sua caminhada matinal, o carteiro entregando correspondências, o caminhão do lixo passando, a mãe hindu levando seu filho ao ponto de ônibus, o pai dedicado passeando com sua filha deficiente,  e até mesmo as sementes do jardim brotando, simbolizando a continuidade da vida.  Do outro lado do lago, um japonês medita enquanto o sol nasce. Lynn, a velhinha corajosa, enfrenta o sol com passos firmes para buscar sua correspondência - admiro sua independência! Essa rotina me traz conforto, pois proporciona uma sensação de previsibilidade, como se nada de ruim pudesse acontecer, protegendo-me da incerteza e do desconhecido.

 

A vida passa rapidamente, e num piscar de olhos, já é segunda-feira. Piscamos novamente e é fim de semana. Li uma vez que como as situações são cíclicas,  deveriamos  aceitá-las com a simplicidade de uma criança. Ah! se  todos pudéssemos agir com essa inocência, transparência e fé!  Viver cada momento com paixão, pois tudo é passageiro. A única coisa que não é efêmera é o que eternizamos em nossos corações - quadros imaginários  decorando os cantos da nossa alma.

 

A vida é efêmera, sim, mas é essa brevidade que nos impulsiona a saboreá-la intensamente. Como uma refeição deliciosa que termina rápido demais, mas cujo sabor perdura na memória, cada momento vivido com intensidade e atenção se torna eterno dentro de nós.

Outro dia, assistindo a uma missa de setimo dia, o padre disse  que as coincidências muitas vezes podem ser chamadas de "Deusidências". São essas "Deusidências" que nos recordam que a vida -  por mais breve que seja -  é repleta de beleza e significado.

 

Minha filha - uma "Deusidência" 1696088.png

 

"Todos os dias quando acordo vou correndo tirar a poeira da palavra AMOR"
(Clarice Lispector)


 

Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 25/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8071042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.