MEU CASAL DE JABUTIS
Prólogo
Os jabutis são répteis terrestres conhecidos por sua carapaça resistente e comportamento tranquilo. Quando se trata de casais de jabutis, há algumas curiosidades interessantes:
Jabutis gostam de morder para demarcar território, até mesmo os filhotes. É recomendado que o jabuti tenha um espaço específico para viver, além de uma companheira. Pensando nisso adotei o casal de jabutis Xandinho e Mudinha. – (Nota deste Autor).
MINHA COMPROVADA IGNORÂNCIA
Confesso minha ignorância em não distinguir o jabuti macho do jabuti fêmea, mas eles são espertos e, ao se envolverem com o toque do nariz, investigam-se uns aos outros como um meio de determinar espécies, sexo e temperamento.
Se o macho tiver a sorte de encontrar uma fêmea, o flerte começa. Nunca os vi namorando! Ah! Certamente por serem crianças e/ou adolescentes suas libidos não despertaram, ainda, para o acasalamento, enxerimentos necessários e prazerosos.
Mudinha é uma jabuti curiosa e vive à explorar os arredores, enquanto Xandinho prefere cochilar sob a sombra no jardim de minha neta Nathalia. Certa ocasião, degustando meu vinho tinto seco, na área “gourmet” da família Muniz, ouvi a Mudinha, que de muda nada tinha, dizer:
A MUDINHA INSINUANTE
– Vim aqui para acordar você, disse ela, balançando a cauda animadamente.
Xandinho se levantou, sacudindo a terra de suas patas. “Bem, Mudinha, é um prazer conversar com você. Mas, veja bem, eu sou um jabuti ocupado. Tenho sestas para tirar e folhas que o tio Wilson colocou para eu mastigar. Não quer me fazer companhia nesse repasto?".
– Não estou com fome... Xandinho, você já pensou em dançar? Acho que seria divertido! – Xandinho olhou para ela com desconfiança e pensou: “Essa alma quer reza ou deseja acasalar!” disse: “Dançar? Jabutis não dançam, Mudinha.”.
Mas a Mudinha não desistiu. Ela começou a balançar sua carapaça de um lado para o outro, fazendo um movimento desajeitado. “Vamos lá, Xandinho! É só seguir o ritmo!”.
XANDINHO RESIGNADO
Xandinho suspirou e se juntou a ela. Os dois jabutis dançaram perto da churrasqueira, tropeçando e girando. Eu e o casal de periquitos saltitantes, Gorete e Zé bebinho, observávamos divertidos.
– “Isso é ridículo”, resmungou Xandinho, mas um sorriso se formou em seu rosto glabro.
Mudinha riu. “Ridículo ou não, estamos nos divertindo! Aproveite o momento seu bobo”.
CONCLUSÃO
E assim, o meu casal de jabutis continuou dançando, ouvindo, igual a mim, o som de minha Alexa (assistente virtual desenvolvida pela Amazon), desajeitados e felizes. Eles descobriram que, às vezes, a vida é mais divertida quando você se permite ser um pouco bobo, talvez ridículo ante as críticas dos outros.
Mudinha e Xandinho se tornaram o casal de jabutis mais famoso do bairro do Cruzeiro, conhecidos por suas danças desajeitadas e risadas contagiantes.