EMPATIA... * 15h38min.
As imagens que continuam chegando dos nossos irmãos do RGS, são comoventes e oportunas, para não serem esquecidas, as de ontem (Jornal da Band) um idoso de 93 anos, contando, e ao mesmo tempo se emocionando e indo as lacrimas, quando relembra que teve que abandonas sua casa, com parte da família, deixando tudo para trás, até mesmo suas lembranças de vida, da casa que morara a tantos anos...
São fatos comoventes, pois tudo fica para trás, e, lamentavelmente para muitos a casa não existe mais, pois foi levada pelas fortes chuvas, com intensidade jamais vista.
E, nos colocamos no lugar dele, deixar tudo para trás, do conforto do lar, para os abrigos, que fazem o que podem, porém, não se compara a casa que vivera, por longos anos.
Felizmente a palavra chave SOLIDARIEDADE, tem estado presente, com oferta vinda de várias partes de nosso país, para amenizar suas dores e necessidades, ao mesmo tempo há opinião unânime: rezar para que as chuvas cessem e os dias de Sol novamente “apareça” e permaneça, para um novo recomeço, Indústria, comércio, enfim toda a infraestrutura retorne à normalidade, em busca de melhores dias.
É evidente que neste momento de caos, muitos apregoam as “causas”, “aquecimento global”, “efeito estufa”, afirmando que estas anomalias climáticas são pela ação do próprio homem, ao mesmo tempo não há um denominador comum entre os cientistas, para achar as reais causas das anomalias climáticas que estamos evidenciando.
Ao mesmo tempo a ciência afirma que nossa “Casa Estelar” tem 4b 700milhões de anos, que não deixa de ser um número espantoso ao ser humano comum, cuja a vida se limita a algumas décadas.
De minha parte considero que é limitado o nosso saber para entender os porquês de tudo isto, pode, em muitos casos, ser uma provação coletiva, - DETERMINISMO – em razão de atos do passado, ao mesmo entra a palavra LIVRE ARBÍTRIO, - em que pessoas de má índole, se aproveitam de tal situação para tirar vantagens pessoais, e que é mais grave, “políticos”, querendo tirar proveito de tudo isto, o que é realmente algo extremamente lamentável...
Mas, ao mesmo tempo há o trabalho voluntário de abnegados que salvam pessoas e animais, também foi comovente a imagem do cãozinho salve, que já estando em lugar seguro, num reflexo condicionado continuava “nadando” com suas patinhas...
Por último eles precisam de nossa contínua ajuda, até a vida deles voltarem a normalidade, que ainda pode demorar muito tempo. Que Deus olhe por eles e também para nós para não esmorecermos em nossos Ideais de Espiritualidade. 16h13min.
Curitiba, 23 de maio de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
Empatia: Capacidade de se identificar com outro pessoa de sentir o que ela sente. Etc.
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmozimerman
http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br