Campanha Ofensiva Russa, 23 de maio de 2024

Acho de extrema relevância o Ocidente arquivar e analisar todos os eventos que estão ocorrendo no âmbito da guerra na Ucrânia. Por isso, eu mesmo resolvi compilar as principais atitudes que o governo russo está tomando.

O Kremlin está realizando esforços significativos para remover altos oficiais de defesa russos e possivelmente expandiu essa iniciativa para comandantes seniores das operações de combate na Ucrânia. Em 23 de maio, o Comitê Investigativo Russo anunciou a prisão de dois altos funcionários do Ministério da Defesa russo por acusações de corrupção. Esta ação faz parte de uma série de demissões e prisões desde abril, sugerindo que o Kremlin pode estar usando acusações de corrupção como pretexto para substituir oficiais que caíram em desgraça.

Blogueiros ultranacionalistas russos relataram que o comandante do 20º Exército de Armas Combinadas, envolvido em operações ofensivas na Ucrânia, foi demitido. Essas demissões são vistas como um esforço para lidar com problemas de comando e corrupção no Ministério da Defesa.

Guardas de fronteira russos removeram boias em águas estonianas do Rio Narva, possivelmente para testar a resposta da OTAN às violações de fronteiras. A Estônia considerou isso um incidente provocativo e exigiu a devolução imediata das boias.

Alguns oficiais dos EUA estão pressionando para reconsiderar a política que proíbe a Ucrânia de usar armas fornecidas pelos EUA para ataques dentro da Rússia, argumentando que limitações atuais permitem que a Rússia conduza ataques a partir de áreas fronteiriças seguras.

A Polônia está considerando usar sua defesa aérea para proteger o espaço aéreo ucraniano contra ataques russos. Esta decisão está em fase de revisão e ainda não foi finalizada.

A Diretoria Principal de Inteligência Militar da Ucrânia conduziu ataques com drones contra instalações industriais de defesa russas em Tartaristão, destacando a capacidade da Ucrânia de realizar ataques de longo alcance no interior da Rússia.

Líderes iranianos enfatizaram suas relações estreitas com a Armênia durante eventos fúnebres, enquanto as tensões entre a Armênia e a Rússia aumentam. O Irã reafirmou seu compromisso com a cooperação regional, enquanto as relações da Armênia com a Rússia continuam a deteriorar-se.

Conclusões:

O Kremlin está removendo altos oficiais de defesa e expandindo essa prática para comandantes de operações na Ucrânia.

Guardas russos removeram boias em águas estonianas, testando a resposta da OTAN.

Oficiais dos EUA sugerem reconsiderar a política de proibição de ataques ucranianos em território russo.

A Polônia considera usar defesa aérea para proteger o espaço aéreo ucraniano, que ela é um dos principais países que desejam estagnar o avanço russo.

A Ucrânia realizou ataques com drones em instalações de defesa russas, a fim de limpar o espaço aéreo para utilizar os F-16 que chegarão no final de junho/24.

Líderes iranianos reafirmaram relações com a Armênia em meio a tensões com a Rússia.

Forças ucranianas avançaram perto de Lukyantsi e Kreminna, enquanto forças russas avançaram em outras áreas do leste da Ucrânia, mas sem a capacidade de manter as posições, e ainda pagando um alto preço humano por isso.