CRÔNICAS - ARGENTINA OU PARAGUAI...?!
CRÔNICAS -ARGENTINA OU PARAGUAI...?!
Nem sempre o que dizem é a pura verdade de que somos turistas, ou na Argentina ou no Paraguai!!!
Na fronteira há polícia aduaneira para verificar se levamos contrabando ou se estamos trabalhando do outro lado?
Claro que não nos cobram a nossa carteira de trabalho, pois se o fizessem com certeza teríamos que ser fichados no país deles e tudo que recebemos por lá os impostos não seriam de nossa nação... e sim deles!!!
- Vacances??? O policial pergunta...
- Si... com muito gusto!!! Nós a eles respondemos num portunhol...
Passamos pela fronteira e chegamos à nossa obra do outro lado deles, onde somos párias tomando o emprego deles, e claro que temos sindicalistas deles como funcionários que recebem na verdade sem trabalhar, tal qual os sindicalistas brasileiros que jamais trabalham um dia sequer em suas vidas...
Lá pelo menos sabem da função como soldadores e ficam tomando o seu tererê... pois seu chimarrão já esfriou faz tempo!!!
Enfim eu não sabia disso e mandei embora os vagabundos que nada faziam... e vem o meu Diretor me reclamar, que combinou com eles fazendo cera no meu trabalho...
- Sinto muito Diretor... então leva para a sua casa... quem sabe farão algo que o senhor não faz há muito tempo??? Disse a ele para ver se ele me manda embora... afinal fui trabalhar nas minhas férias do outro lado sem vontade nenhuma... afinal depois de 20 anos de trabalho na vida sem férias a gente quer descansar...
- Sinto muito querido... mas quem vai ter que trabalhar aqui na Argentina pois tu és o único engenheiro com qualificação como Inspetor de Solda nível 2 pelo ASME para aprovar os serviços da Caldeira!!! Diz ele sorrindo... pois é o meu castigo... pois não há outro que possa me substituir nessa obra do outro lado do mundo...
- Tudo bem... mas pague a eles para ficarem em suas casas!!! Exclamo eu...
Imagine o mal exemplo de alguém brincando de trabalhar... sem fazer nada e ainda dando demonstração que são espertos de serem sindicalistas e representando um teatro de que são artistas!!! Esse faz de conta que é soldador... sinto muito não serve para mim...
- Dispensei e não volto atrás!!! Respondo ao Diretor da empresa na qual trabalho...
- Ok... você venceu!!! Vou mandar eles embora e que fiquem em suas casas... e assim não mais te atrapalha... diz o diretor concordando comigo...
Assim quando vou inspecionar a soldagem do tanque... os nossos operários também fazendo tudo errado... pois colocaram um Supervisor paraguaio.. que jamais soldou a base de um tanque de combustível... e empenando tudo pois se começa de fora para dentro do tanque... e com passe a ré... ou seja provocando que a contração favoreça para eliminar as possíveis contrações que possam sobra na soldagem das peças não empenando assim a superfície do tanque...
- Eu disse para ele que não é assim que se faz!!! Diz o soldador que já trabalhou comigo em outras obras da empresa em tanques...
- Non compreendo!!! Diz o paraguaio a mim... pois não entende patavina de contração durante a soldagem dos materiais...
- Ok... vamos até o meu escritório que te mostro... tecnicamente como acontece com os materiais quando soldamos... digo a ele...
- Pessoal continuem soldando passe a ré... que vai dar certo e de fora para dentro e deixem 20 centímetros da extremidade do tanque para soldar no final... digo a eles e vou com o supervisor paraguaio ao meu escritório...
Demonstro a ele usando dois papéis onde passo cola em um deles e coloco um papel sem cola sobre aquela superfície...já úmida... o que acontece???
- Aparece bolhas no papel seco!!! Diz o paraguaio... vendo realmente que cada um se comporta diferente um do outro... assim a resistência dos materiais aparente iguais com a umidade se comporta diferente...
Explico que a matéria prima que mesmo parecendo dura demais pois para nós ela não se movimenta... como o papel que se comporta pois é maleável... mas em alta temperatura a fusão dos materiais ocorre a movimentação dos átomos e claro que elas aumentam esse espalham pelo lado mais frio empurrando os átomos menos quente e o que acontece... no centro do tanque vai ter um material deformado como um monte não tão visual para nós mas para um nível de bolha vai mostrar a tal inclinação exagerada do piso deformado!!!
Assim tudo isso a gente aprende na teoria e na prática a gente executa um trabalho primoroso sem ter deformações da matéria prima procurando jogar qualquer deformação para a base externa do tanque que ainda não foi totalmente soldada e as chapas estão apenas ponteadas para que quando a base estiver toda soldada vamos terminar os 20 centímetros que ficaram para serem soldadas no final para que a chapa fique plana internamente sem ondulação alguma durante tal processo de soldagem...
Somos engenheiros mecânicos e temos a obrigação de mostrar o porquê e demonstrar com exemplos para que tais profissionais que já foram soldadores e hoje são Supervisores mas jamais tiveram alguém que lhes mostrasse como se solda evitando tais deformações na base do tanque...
Saibam que a teoria e a boa prática fazem diferença num trabalho bem feito, e não é preciso corrigir os erros posteriormente que além de prejudicar tal material ainda é uma perda de produtividade enorme que geralmente atrasa a entrega da Obra...
Como estava de férias naturalmente levei o meu carro, para nos fins de semana que não houvesse obra pudesse conhecer a região e aproveitar as minhas férias merecidas mesmo que por apenas fins de semana...
Trabalhando e ganhando duas vezes... pois ganho as minhas férias pagas já antecipadamente e no final do mês dobrei o meu salário, valeu a pena me sacrificar um pouco mais... e claro aprender e ensinar algo aos demais colaboradores...
Troquei o processo de inspeção por Raio X por ultrassom e nas soldas liquido penetrante nas soldas das bases, pois uma trinca na soldagem ou poro poderá dar vazamento do combustível que jamais detectarão pois a base do tanque fica sobre uma superfície concretada e o próprio concreto vai assimilar o combustível vazado!!!
Somos nós que devemos estabelecer os melhores ensaios para detectar falhas possíveis de soldagem... principalmente quando em tempo frio ou de chuva evita-se soldar em vento ou chuva... dar pré-aquecimento nas chapas a serem soldadas de acordo com a especificação exigida por norma e claro para isso temos que ter um bico de maçarico feito chuveiro para aquecer no mínimo a chapa de 150 ª C até mesmo em chapas mais grossas a serem soldadas a 202
º C, imagine dentro de uma esfera de grande espessuras para uma soldagem de pré-aquecimento de 202 ª C qual será a temperatura ambiente no local de trabalho... e que os seres humanos vão ter que trabalhar sem ar condicionado ou ar mandado pois não pode ter vento durante a soldagem?
A cada dez minutos se troca os soldadores, que um sai para descansar 10 minutos fora do local e o parceiro vai dar continuidade nessa solda a tal temperatura ambiente de mais ou menos 75 ª C ali dentro da esfera...
E como inspetor de Soldagem sou obrigado adentrar para verificar se estão cumprindo o que foi preestabelecido pela EPS – Especificação do Processo de Soldagem, que tem uma RQPS que foi executado exatamente como tal processo de soldagem que exatamente um Registro de Qualificação do Processo de Soldagem que foi aprovado em Laboratório que tal solda está de acordo com as normas estabelecidas pela ASME e ASTM!!!
Parece fácil começar a soldar, mas todo soldador passa por um teste qualificante para avaliar a destreza e performance e não adianta ter pressa em terminar a soldagem sem os devidos cuidados de prevenção quanto a máquina de soldagem que tem sua voltagem adequada ao seu serviço e a amperagem controlável de acordo com o material a ser usado na soldagem do processo também preestabelecido na tal EPS!!!
Nota do Inspetor de Soldagem:- Temos noção de que em soldagem especificas de Caldeira de pressão e Vasos de Pressão, além dos Tanques de Combustíveis, não e serviço para amadores ou iniciantes em serviços de soldagem, pois os resultados poderão ser catastróficos e isso pode explodir ou vazar e causar não apenas danos materiais mas perdas de vidas humanas!!!