Essa Gente Horrorosa

Tive um diálogo tenso com os meus botões sobre essa gente horrorosa, que espalha maldades e fake news nas redes sociais. Gente escrota, que destrói reputações de autoridades e instituições sérias, na implantação de projetos sociais, para minimizar os sofrimentos de vulneráveis. Meus botões sugeriram não baixar o nível, para medir bem as palavras. Perguntei ainda, qual o melhor título para a crônica. Esgotadas as sugestões, optei por 'essa gente horrorosa'. A opção 'ratos que saíram dos esgotos' foi descartada, por concluirmos, que apesar de serem animais repugnantes, eles seguem instintos naturais. Essa "gente" má age de caso pensado, consciente. Gente ruim mesmo, agentes do mal, cuja maldade é tamanha, que são capazes de se rotularem do bem. De Deus, Pátria e Família. Gente sem alma, desalmados, desgraçados, canalhas. preconceituosos, nojentos. A serviço do que há de pior num ser humano. Desumanos. Usam a tecnologia, para disseminar o ódio. Mentiras espalhadas em escala empresarial, via robôs.

Numa busca rápida no Google, ficamos sabendo, que "o Instituto Conservador-Liberal, fundado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como entidade que promove conteúdos LGBTfóbicos, misógimos e de fudamentalismo religioso (...) o Partido Liberal como propagador de discursos LGBTfóbicos e ódio contra as mulheres" (fonte: apublica.org). O UOL informa que de 1 a cada 5 grandes disseminadores de fake news é político; metade é do PL.

Não sossegam em suas mentiras, nem em momentos de tragédias. Foi assim, durante a pandemia da COVID; é assim na tragédia do Rio Grande do Sul. Gente nojenta, sem empatia, sem compaixão. Além das mentiras, pedem PIX para engordar suas contas bancárias. Gente imunda, de corações sujos de sangue e de lama.

Gente horrorosa, nas redes, ditas sociais.