Entre Sem Bater - O Discurso

Michel Foucault disse:

"... o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar ..."(1)

Ser um pensador ou filósofo nos dias atuais tornou-se uma tarefa muito difícil. Por outro lado, podemos nos apropriar de pensamentos como os de Michel Foucault, um quase contemporâneo. Uma das vantagens destes pensadores é que, atuando como ativistas políticos, após a 2a Grande Guerra, disseminam o conhecimento.

O DISCURSO

É público e notório que quando falamos de discurso, não tem nenhum relacionamento com as narrativas de redes sociais(*). Desse modo, tentaremos neste pequeno texto, mostrar para as pessoas que estamos relegando atitudes necessárias. Quando temos a preguiça mental de refutar narrativas falaciosas(2), damos o direito para que pulhas sintam-se vencedores.

DISCURSO x NARRATIVA

Infelizmente, este é mais um texto de característica estoica ou realista, que a maioria das pessoas prefere abandonar a leitura. Surpreendentemente, muitos nem se dão ao trabalho de ler além da introdução ou destaques das redes sociais. Não raramente, as pessoas formam opinião sobre o discurso a partir da narrativa de 280 caracteres.

A distinção entre discurso e narrativa é uma questão fundamental nas ciências da linguagem e análise textual. Ambas as noções, apesar de terem estreito relacionamento, possuem diferenças essenciais que são importantes de se compreender as coisas(3).

Anteriormente, era comum fazermos alguns cursos como de análise do discurso, interpretação de textos e estudo de filosofia. Atualmente, qualquer pessoa faz interpretações, a maioria delas equivocadamente, e sai se apresentando como dona da verdade.

Vivi um exemplo recente que é assustador e determina a ignorância das pessoas. Num destes grupos da plataforma Whatsapp, alguém posta um pedido de ajuda para uma vítima das enchentes do Rio Grande do Sul. A elevação de ocorrências de fraudes, roubos e fake news fez com que eu me manifestasse avisando de golpes. Na postagem que fiz, cuidei de indicar que não estava me referindo ao pedido anterior, mas fazia uma alerta geral. Ato contínuo, a pessoa fez um ataque à minha mensagem como se eu tivesse feito alguma acusação.

A guerra entre o discurso e as narrativas nem começou de verdade, e produz vítimas a cada vídeo ou texto que se torna viral.

DISCURSO REAL

Todo este texto tem como base as diferenças dos conceitos presentes no "Dicionário de Análise do Discurso"(3) de Charaudeau e Maingueneau. Ambos são os principais teóricos nesta área de conhecimento e a obra é uma inestimável fonte de sabedoria para que gosta de estudar o tema.

Discurso é um termo amplo que se refere ao uso da linguagem em contextos específicos para comunicar uma intenção, seja ela explícita ou implícita. Charaudeau e Maingueneau definem discurso como um conjunto de práticas linguísticas situadas socialmente. Estas práticas não se restringem apenas ao ato de fala, mas incluem também as condições de produção e recepção da mensagem. O discurso envolve o locutor (quem fala), o destinatário (quem escuta ou lê), o contexto (o ambiente e as circunstâncias da produção do discurso. E, adicionalmente, o que motiva ou apresenta-se como propósito comunicativo (a intenção por trás do discurso).

Enfim, o discurso é uma ação comunicativa que vai além das palavras que se fala ou se escreve, englobando também as relações de poder. Como se não bastasse, num verdadeiro discurso, os valores e as ideologias apresentam-se no ato comunicativo. O discurso pode sem dúvida, ser político, científico, midiático, entre outros contextos. Desse modo, cada um com suas próprias regras e características de funcionamento podem parecer uma coisa e ser outra. Por exemplo, no discurso político predomina as tentativas de persuasão e pelo apelo para a mobilização de apoios. Por outro lado, o discurso científico busca a objetividade e a comprovação empírica e pode misturar política através da falácia do apelo à autoridade.

NARRATIVA

Em contraposição ao discurso e as condições necessárias para que tenhamos algum entendimento e evolução das pessoas, temos a narrativa. É provável que a maioria das pessoas que atualmente fazem narrativas insanas na Internet pensem que é a mesma coisa. Desse modo, temos que ressaltar que narrativas do mundo digital são muito diferentes das narrativas sérias que contrapõem o discurso.

A Narrativa tradicional refere-se a uma estrutura específica dentro do discurso que se dedica a contar uma história. Segundo Charaudeau e Maingueneau, a narrativa é uma sequência de eventos ou ações que conectam-se por relações de causalidade e temporalidade. Por isso, estas narrativas têm uma organização de maneira que façam sentido para o receptor. A narrativa possui elementos próprios, como personagens, enredo, tempo e espaço, que constroem uma história coerente e significativa.

A narrativa pode existir em diversos formatos, incluindo literário, cinematográfico, jornalístico, entre outros. No âmbito literário, por exemplo, a narrativa é o eixo central de romances, contos e fábulas. Neste tipo de texto os eventos desenvolvem-se para entreter, educar ou transmitir uma mensagem moral. No jornalismo, as narrativas podem relatar fatos de maneira que capte a atenção do público. Certamente, humanizando as notícias ao incluir elementos pessoais e dramáticos a matéria fica mais atraente.

DIFERENÇAS

As diferenças fundamentais entre discurso e narrativa resumem-se nos seguintes pontos:

Escopo e Função: O discurso é uma prática social de comunicação mais ampla e pode incluir narrativas, descrições, argumentações e explicações. A narrativa, por sua vez, é uma forma de discurso que se foca na construção de uma história com começo, meio e fim.

Elementos Constitutivos: O discurso engloba aspectos contextuais e interacionais, incluindo o propósito comunicativo e a relação entre locutor e destinatário. A narrativa concentra-se em elementos internos como personagens, enredo, e a sequência dos eventos.

Finalidade: O discurso visa comunicar, influenciar, informar ou expressar ideias e opiniões em um contexto social específico. A narrativa, enquanto componente do discurso, tem como objetivo principal contar uma história que seja compreensível e significativa para o público.

Organização Temporal e Causal: O discurso organiza-se de diversas maneiras dependendo de seu objetivo (argumentativo, expositivo, etc.). Por outro lado a narrativa segue uma estrutura temporal e causal, onde os eventos se sucedem de forma lógica e cronológica.

MUNDO DIGITAL

Entender a diferença entre discurso e narrativa é, sem dúvida, essencial para a análise textual. Desse modo é possível distinguir entre os diversos usos da linguagem e suas funções comunicativas. O discurso, em sua abrangência, abarca as múltiplas maneiras pelas quais nos comunicamos, refletindo nossas intenções e contextos sociais. A narrativa, como uma forma específica de discurso, concentra-se na arte de contar histórias, essencial para a compreensão e transmissão de experiências humanas.

Entretanto, temos, com as novas tecnologias no mundo digital, o surgimento de uma versão sinistra da narrativa. Em outras palavras, simples e direto, o que temos nas redes sociais não passa nem perto de uma narrativa que seja digna de análise. É provável que muitas pessoas pensem que esta demonstração é uma espécie de agressão. Contudo, trata-se apenas de um discurso sobre um dos maiores malefícios da expansão das redes sociais. O poder que as pessoas têm, e o contínuo processo de reprodução de narrativas falsas não pode ter utilidade. Devemos considerar, desta forma, que culto cego a crenças e mitos não podem ter a classificação de narrativa.

Enfim, estamos vivendo tempos estranhos e até mesmo este texto corre o risco de ataques por parte de haters e stalkers, tempos difíceis.

 "Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  As narrativas das redes sociais não têm absolutamente nada a ver com narrativas que se contrapõem ao discurso.

(1) "Entre Sem Bater - Michel Foucault - O Discurso" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/23/entre-sem-bater-michel-foucault-o-discurso/

(2) "Entre Sem Bater - Bernadin de St. Pierre - As Narrativas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/07/entre-sem-bater-bernardin-de-st-pierre-as-narrativas/

(3) "Entre Sem Bater - Upton Sinclair - Compreender as Coisas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/08/30/enter-sem-bater-upton-sinclair-compreender-as-coisas/

(4) "Dicionário de Análise do Discurso" em https://www.patrick-charaudeau.com/Dicionario-de-Analise-do-Discurso.html