Patinho Feio

Em certa época da minha infância, uma das fábulas que mais mexiam com a minha imaginação e me despertavam profunda reflexão, era a história do patinho feio.

Por coincidência, eu tinha um pijama estampado de patinhos feios e não apenas isso, eu me identificava com sua história. Sentia-me o próprio patinho feio. Durante muitos anos, convivi com um sentimento de inadequação e até mesmo de rejeição, especialmente nos anos de escola, que se estenderam até a fase de adolescência. Não apenas fisicamente, mas também por conta dos meus gostos, que por vezes eram um pouco incomuns àqueles que tinham a mesma idade e eram do meu círculo de convívio.

Com o tempo, fui aprendendo que, antes de se sentir triste ao se deparar com a rejeição, por se avaliar aquém das expectativas alheias, certifique-se de que apenas não está no ambiente errado.

Talvez você apenas não esteja caminhando, no momento, ao lado dos seus.

Quando você está fora do seu habitat, é mais que natural que se sinta assim, que desperte estranheza e até mesmo seja hostilizado - como o patinho feio, que na verdade era um filhote de cisne.

Se não puder mudar de ambiente, lembre-se ao menos de estar entre os seus com mais frequência. Isso o ajudará angariar motivação para seguir.

Lembre-se de que, como na fábula, talvez você só esteja em um ambiente diferente daquele onde de fato é reconhecido e valorizado.