ESTA CURITIBA... 17h58min.

Quem está na “idade do condor”, tem dia que acorda “doendo tudo”, seria o frio? Sabe Deus, e fomos “obrigados” a tomar um Paracetamol, algo que raramente fazemos...

Este ano, para sermos mais exatos, 22 de setembro a cidade estará comemorando, 50 anos de inovações, quanto ao transporte público de nossa cidade. Quando em 22 de setembro de 1974, começou a circular em Curitiba, o ônibus Expresso, foi um dia de muita festa, quando, então era Prefeito o engenheiro arquiteto Jaime Lerner, que fora nomeado pelo Governo Militar, de 1971 a 1974, e teve mais dois mandatos eleito pelo voto popular, 1979/83 e 1994/98*. Também se fez presente na inauguração o então presidente do Regime Militar Ernesto Gaisel, 15 de março de 1974, a 15 de março de 1979.

Foi um marco inovador do transporte público, visto que os ônibus expressos, iriam transitar em via exclusivas, chamadas de canetas, e a cada 500 metros, paravam em Estação Tubo, de vidro, sem degraus com acesso direto ao ônibus, sem grande diferença de um convencional, mas não muito tempo depois foram trocados pelos biarticulados, que tinha o dobro do convencional, havia um tipo de uma “sanfona”, para que pudesse fazer as curvas, aos mesmo tempo ganhou suas cores definitiva, vermelho Ferrari...

Este novo modelo de transporte público, foi muito elogiado a nível nacional e internacional, e, até “exportados” para outros estados e outros países, pois o que é bom merece ser copiado. O primeiro trecho, foi a linha Pinheirinho/Santa cândida, - Sul e Norte, não muito tempo depois foi inaugurada a linha oeste/leste, isto é, esta nova modalidade, integrava a cidade em todos os sentidos....

Também, aparecia novidades, o chamado ônibus “alimentador”, que levava as pessoas até os terminais, para usarem este novo veículo de locomoção...

Concomitantemente, foram criados os “Ligeirinhos”, que passavam por vários bairros, por caminhos convencionais, que poderiam ser usados nos terminais, com o preço de uma passagem única...

De nossa parte, sempre usava o transporte público, para trabalhar durante os 19 anos que divulguei junto a classe médica “as Gotinhas da Saúde”, - Magvit, - Cloreto de Magnésio em gotas - além do mais por ter acima de 65 anos, era isento de pagamento.

Com a população crescendo, era evidente que nas horas de pico, os ônibus andavam cheios, visto que nada é perfeito, mas, com certeza estas inovações, diminuíram o número de carros nas ruas, o que é algo benéfico, pois as ruas são as mesmas, e, com o aumento de cada vez mais carros, nas ruas ficam congestionadas.

Mais tarde este político inovador, com ideias bem avançadas para época, se elegeu governador de nosso estado, por dois mandados, 1994/1998, ele se foi em 2023, aos 83 anos, mas deixou as marcas positiva de sua presença, em que os Ônibus Expressos, tem o seu lugar de destaque. 18h51min.

Curitiba, 19 de maio de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Jaime Lerner nasceu em 18 de dezembro de 1937, Curitiba, e faleceu na mesma cidade

em 27 de março de 2021.

Ernesto Gaisel, nasceu em 03 de agosto de 1907, em Bento Gonçalves, RGS, faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1996. Há um fato que é contado dign o de louvor, estavam asfaltando, uma rodovia rural, quando dissera a ele, poderia ser feito um pequeno desvio e passaria defronte a pequena fazenda herdada de seus pais. Disse: não! Obedeçam ao traçado original...

* Nomes e datas compilados da Wikipédia.

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br. Walmor.zimerman@bol.com.br.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/05/2024
Reeditado em 22/05/2024
Código do texto: T8067946
Classificação de conteúdo: seguro