Repetição

Em voz alta, reli minha última crônica, e achei minha prosa enfadonha, repetitiva… Gostei do que li, mas havia coisas demais pra dizer tão pouco. O comentário feito por Dartagnan Ferraz, me dizendo para “reduzir a sopa de letrinhas” fez sentido.

Hoje à tarde (19/05/24), li uma crônica sobre política escrita por este mesmo Ferraz. Ele é de esquerda - assim como eu - e teceu uma crítica ao próprio campo, o que é louvável. A ideia central do texto dele é (se ele me permite a paráfrase): As explicações sociais feitas pela esquerda se tornam de difícil entendimento da população em geral. Ele dá como exemplo a história do filme Terra em Transe. Os censores da ditadura liberaram a película, pois, ao assistirem, não entenderam nada. O Dartagnan também argumenta que até hoje, a esquerda se complica demais. Haveria uma repetição deste erro.

Para mim, a observação dele pode estar correta a depender do contexto. No entanto, coisas complexas não podem ter explicações simples. Alguém pode ser didático e guiar seu raciocínio até uma conclusão final, mas este processo não é rápido.

Olhe, por exemplo, a questão da criminalidade do Brasil e as soluções que a direita fornece ao problema. Há dentre eles quem sugira a flexibilização do porte de arma, que a polícia seja mais enérgica, que se reduza a maioridade penal e coisas do tipo. Alguém rouba? Atire e mate. Que a polícia seja mais firme. Roubam desde os dezesseis anos? Que sejam presos desde cedo. Estas são explicações palatáveis à grande população, mas que a rigor, não remediam nada. A polícia já é repressiva (converse com alguém que mora na periferia e você ouvirá várias evidências anedóticas). Essa postura tem funcionado para mantermo-nos mais seguros? A maioridade penal foi reduzida. Melhorou algo neste país desde então?

Em contraste, quando a esquerda sugere políticas sociais, que mexam nas raízes destes problemas, alguém movido pelo senso comum poderá dizer: “É complicação demais pra algo muito simples”. Não faço essa crítica ao Ferraz, mas essa ideia pode se encaixar nos lábios de alguém de direita, e em parte rejeito esse ponto de vista.

Sobre o filme Terra em Transe, confesso o pecado de nunca ter assistido. Porém se a crítica dele é complexa, que seja simplificada, mas a crítica é complexa por que a sociedade é complexa, ou ela é complexa por mera repetição?

Guilherme Sousa da Silva
Enviado por Guilherme Sousa da Silva em 19/05/2024
Reeditado em 19/05/2024
Código do texto: T8066709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.