A GAUCHADA MOSTROU SEU VALOR

Sábado, 18 de Maio de 2024.

De repente esta tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul abafou todos os outros assuntos e situações que aconteciam neste país. Agora o assunto é só esse, mas com alguns acréscimos de outros temas relativos a esta mesma circunstância.

Entretanto, os temas anteriores eram tão importantes quanto esse atual. Mas eis que a coisa muda de repente. E surgem novos assuntos. Como por exemplo a exploração política da situação no Rio Grande do Sul, mas que passou a ser usada, desde então. E segue rolando.

E essa gente não brinca. São capazes de tudo. E se aproveitam, inclusive, de sofrimentos coletivos de pessoas, onde esta perderam tudo, ou quase, estando numa situação de total e pleno desespero. E sem saber como dar seguimento à própria vida e existência.

Tudo isso é pura sordidez. Mas com tons de morbidez. Pela baixeza circunstancial. E aí, tudo fica em plano inferior para dar espaço àqueles que pouco estão preocupados com a população afetada. E que votam neles. É ou não um verdadeiro absurdo?

É bem possível que não tivemos políticos como os que estão em ação nesses tempos atuais. Mas se sabe que essa classe tem piorado a cada ano. Daí que não custa nada imaginar os tempos de doravante. Tudo estará muito pior.

De positivo foi ver que o povo gaúcho mobilizou-se quase que imediatamente. Saiu para as ruas (e estradas), levantou as pernas das calças, vestiu capas e agasalhos, bem como muniu-se de tudo o que pudesse auxiliar seus vizinhos e conterrâneos, tomando a frente no socorro ao flagelados. E muito antes que o próprio poder público. Fora os auxílios de quase todas as partes do país.

Mas nisso, arrumou uma encrenca danada com ele. Logo vieram ações buscando impedir a ação coletiva da própria população. E isto está gerando discussões até não poder mais. Talvez, somente num país como o nosso, esse tipo de fato aconteça. E ainda bem que essas intempéries pesadas são esparsas, diferente do que ocorre em outras parte do mundo.

Vida que segue! Ainda há uma esperança, pequena que seja, de ver este país levantar-se e seguir em frente, num progresso desejado por muitos, e há muito tempo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 18/05/2024
Código do texto: T8065721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.