Entre Sem Bater - Natureza Humana

Saramago disse:

"... a natureza humana é, por definição, tagarela, imprudente, indiscreta, fofoqueira, incapaz de fechar a boca e mantê-la fechada ..."(1)

Alguns pensadores, autores de frases e citações, terão uma sequência nesta série "Entre sem bater". De acordo com a proposta desta trilha, o objetivo é provocar o debate e contraditório e deste modo, Saramago é um proeminente pensador. Seu pensamento sobre a natureza humana fica, cada vez mais, presente quando vemos os absurdos(*) das redes sociais.

NATUREZA HUMANA

Mesmo que a frase do grande escritor possibilite senões, devemos ponderar sem açodamentos e precipitações. Contudo, Saramago nos remete à necessidade de uma reflexão sobre as características do comportamento humano no contexto da comunicação. Esta observação, aplicável aos tempos atuais de fake news e redes sociais, revela-se particularmente relevante e perturbadora. Vivemos, com toda a certeza, num mundo de enganos(2), mentiras e aparências.

São muitos adjetivos pejorativos que têm atribuição direta à natureza humana e, surpreendentemente, são meritórios.

TAGARELA

A palavra tagarela, sem dúvida, denota alguém que fala muito, frequentemente de forma desnecessária. Nas redes sociais, a tagarelice digital amplia-se pelas plataformas que incentivam a produção e compartilhamento contínuo de conteúdo. As pessoas postam opiniões e comentários sem parar, sem refletir sobre a veracidade ou relevância do que estão dizendo. O fluxo incessante de mensagens e postagens torna difícil distinguir entre o que é realmente importante e o que é apenas ruído.

IMPRUDÊNCIA

A imprudência se manifesta, inquestionavelmente, na forma como os perfis digitais compartilham informações sem verificar sua autenticidade. Textos sem verificação e opiniões de segunda mão se proliferam precisamente por causa dessa falta de cautela. A disseminação rápida de informações falsas tem consequências graves, desde influenciar eleições até prejudicar a saúde pública. A imprudência alimenta-se da velocidade da comunicação digital, que prioriza a instantaneidade em detrimento da precisão.

INDISCRIÇÃO

Anteriormente, cada pessoa se preocupava com sua privacidade e muitos praticavam a discrição. A indiscrição na era digital se traduz na exposição de detalhes pessoais e privados de forma pública, sem limites(3). As redes sociais incentivam a partilha de momentos íntimos e opiniões que, de outra forma, ficariam em círculos restritos. Esse comportamento indiscreto provoca situações embaraçosas ou perigosas. Desta forma, em muitos casos, compromete-se a privacidade e a vida das pessoas se torna um espetáculo público. A linha entre o público e o particular torna-se tênue, aumentando o risco de exposição e vulnerabilidade.

FOFOCA

A fofoca, ou a disseminação de boatos e rumores, não raramente, é um dos aspectos mais problemáticos no contexto das fake news. As redes sociais são um terreno fértil para que fofocas se espalhem rapidamente, ganhando ares de verdade sem qualquer substância. A fofoca digital destrói reputações e provoca divisões sociais e conflitos irreversíveis. Desse modo, é a ferramenta mais poderosa para aqueles que desejam manipular a opinião pública ou causar desinformação ampla e irrestrita.

CALADA !

Um personagem humorístico, caricato e politicamente incorreto, tinha uma expressão que virou bordão: Calada !

É provável que a incapacidade de "fechar a boca e mantê-la assim" reflita a compulsão humana por comunicar ou ter voz. No mundo digital, isso se traduz em uma constante necessidade de estar presente online. A necessidade de aceitação, de participar de discussões, muitas vezes sem uma contribuição significativa supera tudo.

Este comportamento (fechar a boca e ouvir) alimenta-se dos algoritmos das redes sociais, que recompensam o falatório, inclusive monetariamente. A frequência de postagens e interações, cria um ciclo vicioso de necessidade de atenção, recompensas e validação.

LIMITES HUMANOS

Certamente, existem pessoas que se encaixam nesse perfil, mas também há aquelas que são calmas, prudentes e agem com discrição. Assim sendo, é importante lembrar que a natureza humana é uma combinação de muitos traços, características e tendências diferentes. E, surpreendentemente, esses traços sofrem influências de uma série de fatores, incluindo a educação, a cultura e as experiências de vida pessoais.

Para mitigar esses problemas, é essencial promover uma cultura de pensamento crítico e verificação dos fatos. Educar as pessoas sobre os perigos da desinformação e incentivar práticas responsáveis de compartilhamento de informações são fundamentais. Além disso, as plataformas de redes sociais têm um papel crucial na implementação de medidas que combatam a disseminação de fake news. Desde que atuem através de algoritmos que priorizem fontes confiáveis ou através da moderação mais rigorosa de conteúdo.

ESPECIFICIDADES

A natureza humana é uma questão fascinante e complexa, objeto de estudo de filósofos, antropólogos, sociólogos e psicólogos há séculos. Alguns acreditam que a natureza humana é essencialmente boa e que as más ações são efeitos de circunstâncias adversas ou influências externas. Por outro lado, existem aqueles que acreditam que a natureza humana é essencialmente má. Portanto, é preciso a educação e a disciplina para corrigir essas tendências negativas.

A verdade realista e objetiva, como sempre, provavelmente está em algum lugar no meio do caminho da vida de cada um. A natureza humana sofre influência, sem dúvida, do ambiente e das circunstâncias em que uma pessoa cresce e vive. Por exemplo, alguém que cresce numa família onde a fofoca e a tagarelice são comuns, essas tendências estarão presentes e permanentes. Da mesma forma, se alguém cresce num ambiente de privacidade, as pessoas manterão seus assuntos pessoais para si mesmas.

SOMOS HUMANOS

Saramago, com sua observação crítica, antecipa os desafios contemporâneos da era digital. O processo de comunicação humana amplifica-se sem controle. A tagarelice digital contribui para um ambiente de desinformação, onde a imprudência e a indiscrição se combinam para propagar as fake news. A fofoca ou busca por compartilhar informações sensacionalistas (vide Clickbait)(4) provoca disfunções em todos os espaços. Nas redes sociais é um meio ideal para se proliferar, transformando a internet em um campo de batalha de narrativas concorrentes. No mundo real provoca rupturas sociais inéditas na história dos estudos da sociedade.

A reflexão de Saramago, então, serve como um alerta para a necessidade de vigilância constante sobre nossos próprios comportamentos comunicativos. Outrossim, devemos pensar na responsabilidade coletiva para a construção de um ambiente informacional mais saudável e verídico. Assim sendo, é preciso reconhecer e enfrentar essas características humanas para uma hipotética vida digital ética e consciente.

Além disso, a natureza humana sofre influências das experiências profissionais e de vida do indivíduo. Se alguém tem uma experiência negativa com a fofoca no trabalho, é provável que essa pessoa desenvolva uma aversão a essas tendências. Da mesma forma, se alguém tem uma experiência positiva com a privacidade e a discrição, pode ser que essa pessoa valorize esses comportamentos.

Em suma, os mistérios sobre a natureza humana não têm solução com uma frase, mesmo que o autor seja um grande pensador. O mistério e o fascínio de descobrir as razões da natureza humana são surpreendentes. Mas ainda estamos muito longe de decifrá-los.

Somos humanos e muito falíveis, mas as redes sociais estão potencializando o que a natureza humana tem de ruim.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Atualmente, a cada dia ou postagem nas redes sociais, vemos absurdos que imaginávamos somente no pior dos mundos. A realidade não bate à nossa porta, entre em nossas casas, sem pedir licença.

(1) "Entre Sem Bater - Saramago - Natureza Humana" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/17/entre-sem-bater-saramago-natureza-humana/

(2)  "Entre Sem bater - Jacques Abbadie - Lei do Engano" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/09/entre-sem-bater-jacques-abbadie-lei-do-engano/

(3) "Entre Sem Bater - Melanie Klein - Sem Limites" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/11/22/entre-sem-bater-melanie-klein-sem-limites/

(4) "Entre Sem Bater - Cathy O´Neil - O Clickbait" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/28/entre-sem-bater-cathy-oneil-o-clickbait/