A maternidade

Dentre os desafios de ser mulher, existe um muito especial: ser mãe. Quando recebi a notícia de que havia uma minúscula vida dentro de mim, me assustei! Mas de forma muito impressionante eu me sentia impelida a cuidar dessa vida. Na primeira ultrassom, nem se podia ver nada, mas eu já sabia que as coisas já estavam mudando, eu senti desde a primeira suspeita. O médico disse “volte na semana que vem, para a gente repetir o exame e ter certeza.” Eita! Coração de mãe, não se engana jamais!

Na semana seguinte eu voltei, e já podia se ver um botãozinho de vida. Ufa! Lá estava ele! Mais alguns dias e eu já podia ouvir o seu coraçãozinho batendo à toute vitesse, parecia ter muita pressa e minha vida mudou na mesma velocidade de suas batidas. Então, comecei a cuidar de tudo. Deixei alguns projetos pessoais e meus pensamentos eram só dele. Com 5 meses eu já pude saber que seria um menino. Foram 8 meses cantando, organizando, escrevendo para esse menino que, quando nasceu prematuramente, chorava sem parar. Ele nem podia soluçar porque eu já achava que estava acontecendo algo grave! rsrs. Eu não conseguia dormir, porque estranhamente passei a viver em função de sua respiração. Não podia tirar meus olhos dele um minuto. A primeira fase foi cansativa, a segunda, a terceira e continua sendo assim …

Depois de um tempo, vieram os irmãos. Cada vida é uma dádiva que vem nos ensinar algo novo. Eu fui mãe três vezes e nenhuma vez foi igual. Cada um extraiu de mim algo diferente, cada um me ensinou e ensina a ser uma nova mulher, uma nova mãe todos os dias. Eu já errei muito tentando acertar. Muitas vezes precisei respirar fundo e calar. Em algumas vezes eu tive que ralhar, em outras eu precisei chorar, mas em todas as fases eu pude sorrir. Meus filhos tenho muito orgulho de cada um de vocês. Eu quero ser seu porto seguro, embora eu diga que cada um precisa voar com suas asas. Vocês são lindos, inteligentes, criativos, algumas vezes cabeça dura, mas o ser humano é assim mesmo. Eu já passei pelo que vocês estão passando e posso hoje, com minha experiência de pessoa humana, dar conselhos, orientá-los, acolhê-los e segurar a mão de vocês.

O amor é uma semente que se rega e se cuida todos os dias e, assim, ela pode crescer. Cada um é uma sementinha brotando lindamente. Uma linda flor também precisa ter espinhos para se proteger. Portanto, sejam quem são, amem sem nunca esquecer de se amar, se cuidar, se preservar e se acolher.

Isabel Lopes

Isabel Cristina Lopes
Enviado por Isabel Cristina Lopes em 11/05/2024
Reeditado em 11/05/2024
Código do texto: T8060871
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.