Entre Sem Bater - Fantasia e Realidade

Edward Snowden disse:

"... a verdadeira medida de valor de uma pessoa não é aquilo em que ela diz acreditar, mas o que faz em defesa destas crenças e fantasias ..."(1)

A história de Edward Snowden é muito recente e a maioria dos internautas e usuários de redes deveriam, hipoteticamente, saber de quem se trata. Contudo, as pessoas estão submersas num mundo de fantasia, que alguns chamam de realidade, que a frase de Snowden soa arrogante. Desse modo, demos adeus à nossa privacidade(2) há mais de dez anos e muitos nem perceberam. Como se não bastasse, muita gente que se apresenta como influenciador passa pano para déspota e ignora o cidadão estadunidense.

FANTASIA E REALIDADE

Muitos pensam que a realidade virtual é coisa recente ou apareceu após as redes sociais e alguns gadgets moderninhos. Ainda durante a Guerra Fria, ou bem no seu início, a realidade virtual apresentou sua primeira versão. Em outras palavras, a partir do momento que criou-se um simulador de avião, foi possível falar em realidade virtual. O termo só ganhou o meio dos profissionais de computação na primeira metade dos anos 1990. Por isso, a Geração Z deve pensar que eles é que motivaram a fantasia substituindo a realidade.

DURA REALIDADE

A dura realidade(3) é inquestionavelmente, algo muito diferente do que a realidade virtual, que eu chamo de fantasia. Crenças e dogmas, que não passam de opiniões e até convicções que convencem alguns mas não se demonstram, estão crescendo. É, com toda a certeza, muito assustador quando vemos as pessoas diante de uma realidade cruel, pedir orações para mostrar compaixão. Por outro lado, é ainda pior quando uma pessoa diz que uma doença (AIDS, COVID-19 etc.) atinge as pessoas porque elas são ímpias.

Sem medo de errar, venho repetindo e não me cansarei, as redes sociais transformaram toda a realidade numa fantasia de indivíduos. Assim sendo, as bolhas com os maiores absurdos da humanidade prosperam sem nenhum controle. Uma pessoa diz uma mentira e ao menos a metade de seus milhões de seguidores vai compartilhar sem ao menos checar a veracidade.

Enfim, vivemos num mundo de fantasia que, surpreendentemente, é a representação de desejos e resposta a crenças e mitos.

Estamos perdendo a guerra!

DIMENSÕES DA VIDA

Quando Walt Disney disse que "... fantasia e realidade muitas vezes se sobrepõem ..." , certamente ele defendia seu negócio. Da mesma forma, as pessoas, atualmente, defendem suas opiniões e os negócios de seus influenciadores, gurus ou pastores. Assim sendo, as redes sociais e a realidade virtual moldam cada vez mais nossas interações e percepções de um mundo utópico.

A discrepância entre o que as pessoas dizem acreditar e suas ações tangíveis tornou-se, sem dúvida, uma preocupação central. No mundo de Snowden, de narrativas cuidadosamente artificiais, essa desconexão entre palavras e ações se tornou uma norma desconcertante.

VALORES E CRENÇAS

Nas plataformas de mídia social, não raramente, encontramos indivíduos proclamando fervorosamente seus valores e crenças. Seja apoiando causas sociais, expressando solidariedade com minorias ou defendendo princípios éticos. Desta forma, muitas postagens são repletas de retórica eloquente ou narrativa proselitista. Contudo, quando se trata de agir de acordo com essas declarações, a realidade muitas vezes conta uma história diferente.

Por exemplo, um usuário pode proclamar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, compartilhando artigos sobre conservação e mudança climática. No entanto, trabalha numa empresa em que a "pegada de carbono" é relevante, e sem qualquer esforço real para reduzi-la. Essa discrepância entre discurso e a prática reflete uma desconexão entre as crenças e o compromisso efetivo.

Da mesma forma, nas redes sociais pululam discursos sobre empatia, compaixão, ética e justiça social. As hashtags proliferam em apoio a várias causas, e as pessoas expressam indignação diante da injustiça. Por outro lado, quando se trata de tomar medidas concretas fora do mundo virtual, muitos desses defensores estão notavelmente ausentes. O ativismo de teclado substitui o ativismo no mundo real, revelando, sobretudo, uma lacuna entre as convicções e as ações.

Além disso, a realidade virtual oferece uma arena ainda mais complexa, onde as pessoas constroem identidades fictícias e vivem da falsidade. Em jogos online e comunidades virtuais, os indivíduos adotam avatares com crenças, dogmas  e valores diferentes da vida real. Essa desconexão entre a persona virtual e a real destaca a capacidade humana de se refugiar na fantasia, evitando enfrentar a realidade.

FANTASIA E REALIDADE

Essa tendência de viver uma fantasia em vez da realidade tem profundas ramificações sociais e psicológicas. Na medida em que as pessoas se envolvem com suas narrativas e avatares, a linha entre o real e o imaginário fica tênue ou inexiste. O distanciamento das consequências tangíveis de nossas crenças e ações nos proporciona  uma alienação irreversível. Desse modo, a capacidade de efetuar mudanças significativas, reagir, rebelar-se ou questionar, deixa de existir.

No entanto, é importante reconhecer que essa desconexão entre realidade e fantasia não é inevitável. À medida que a consciência sobre essa discrepância cresce, também aumenta a oportunidade de reconciliar as crenças com as ações tangíveis. Entretanto, isso requer uma reflexão sincera sobre nossos próprios comportamentos e um compromisso das nossas palavras com nossas ações.

Certamente, a frase de Snowden serve como um lembrete de que a integridade moral não reside apenas em nossas convicções ou num Powerpoint. Assim sendo, somente quando agimos de acordo com nossas narrativas podemos afirmar verdadeiramente sua autenticidade.

Em suma, em um mundo onde a fantasia obscurece a realidade, a cada dia, essa é uma lição deveríamos aprender.

A fantasia e a realidade não existem no mesmo espaço e tempo, são mutuamente excludentes, ou seja, estão em dimensões diferentes da vida.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Gadget é um dispositivo mecânico ou eletrônico geralmente pequeno com uso prático, que muitos consideram uma novidade. Eventualmente, pode ter sua funcionalidade com aperfeiçoamento de dispositivos antigos. Por exemplo, fones de ouvido com fio, transformam-se em fones de ouvido com microfone e sem fio.

(1) "Entre Sem Bater - Edward Snowden - Fantasia e Realidade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/08/entre-sem-bater-edward-snowden-fantasia-e-realidade/

(2) "Dê adeus à sua privacidade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/04/28/de-adeus-a-sua-pretensa-privacidade/

(3) "Entre sem Bater - Nietzsche - A Dura Realidade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/27/entre-sem-bater-nietzsche-a-dura-realidade/