ANTES QUE SEJA TARDE

Francisco de Paula Melo Aguiar

O ser humano deve filosofar para pensar por si mesmo, pois, haja vista que no momento em que deixa de pensar, alguém inevitavelmente pensará por ele, assim sendo, passará a ser conduzido, dominado e governado no meio da massa não pensante, resolvendo seus "problemas" pelas mãos alheias. Mera ilação. Ledo engano. É semelhante a cego em tiroteio... porque não saberá para qual lado e/ou ideologia ficará e/ou defenderá, tornar-se-á instrumento de manobra fácil nas mãos de quem paga e/ou dá mais, fundamento e/ou alicerce alimentador da corrupção e dos corruptos em todos os setores da sociedade desenvolvida, subdesenvolvida e/ou de terceiro mundo. Haja pobreza, crise, falência das políticas públicas de: educação, saúde, segurança, esportiva, meio-ambiente, industrialização, cultura; inclusão social de crianças, jovens, adultos e da melhor idade, etc.

É como o samba do crioulo doido, onde o errado é certo e o certo é errado. Quem tem medo de pensar é escravo de si próprio...

A onda de calor e problemas climáticos são objetos de pesquisas e leituras do que não se conhece, porque se conhecesse a humanidade não continuaria a agredir o meio ambiente para alimentar o efeito estufa no planeta Terra.

Antes que seja tarde, a natureza não pede passagem, ela passa e fica sem proibição ou permissão de ninguém. Assim é a água, o ar, o fogo e o vento, são forças que geram forças e para contruir e destruir tudo na face da terra em processo de transformação natural constante, o ser humano é qye faz vista grossa com a visão poluida que faz e tem de si mesmo.

Todo pingo d'água corre para o mar e se o mar está cheio não tem para onde escorrer...

Está é a leitura que se faz quando o intelecto humano falha por não conhecer a força dos fenômenos da natureza.

Uma coisa puxa outra, porque "os homens, na sua maior parte, aprenderam a ler por razões basicamente práticas, assim como aprenderam a contar para manterem registos e não serem enganados no comércio, mas da leitura, enquanto nobre exercício intelectual, pouco ou nada sabem. No entanto, é apenas essa a leitura em sentido elevado, não a que nos embala como um luxo e adormece as nossas mais nobres faculdades, mas a que nos faz estar alerta e à qual dedicamos as nossas horas mais atentas e despertas", segundo Henry David Thoreau (1817 - 1862), escritor e pensador norte-americano, in “Walden”, cap. 3.

Então vamos filosofar por conta da força da natureza ou botar os pés no chão antes que os desastres naturais aconteçam (?), estes não recebem ordens positivas ou negativas de ninguém, portanto, não é cultura ou vontade humana.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 08/05/2024
Reeditado em 08/05/2024
Código do texto: T8058612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.