CONFIANÇA, APOIO PSICOLÓGICO
Francisco de Paula Melo Aguiar
O Rio Grande do Sul e seu povo precisa da solidariedade do povo brasileiro.
É hora de confiança mútua e até de apoio psicológico.
Não é hora de disputas ideológicas de esquerda ou de direita, é hora de socorrer os irmãos gaúchos, vítimas e vitimados das chuvas, enchentes e suas consequências que não conhece vínculos partidários ou de religiosidades de quaisquer espécies.
É grande o clamor público das vítimas, já que os vitimados perderam o bem maior, a vida.
O fenômeno de chuvas acima do esperado pode ocorrer em qualquer parte do mundo e do Brasil. É a natureza que não pede passagem para passar.
A água é questão de vida e de morte na realidade animal racional ou irracional.
A enchente é o resultado climático da falta de cuidado do ser humano com o meio-ambiente no planeta Terra, isto é no mínimo uma de suas causas.
Assim sendo, todo e qualquer ser humano precisa de tudo para viver e sobreviver, sem discursos vazios, cuidar da casa que mora para evitar a força da natureza como resposta a poluição provocada pelo efeito estufa, derrubada e queima das matas.
É momento de socorro público é privado.
A solidariedade precisa de comida, água, agasalho, etc.
A mudança climática é irreversível, assim como o fogo queima e a água apaga, porém, deixa resultados fora do controle humano.
Não é por acaso que, "ser-se um bom ser humano é ter-se uma espécie de abertura ao mundo, uma capacidade de se confiar em coisas incertas para além do próprio controlo, que podem levar a que se venha a ser destroçado em circunstâncias muito extremas das quais não se tem culpa. Isso diz algo de muito importante sobre a condição da vida ética: que ela se baseia na confiança no incerto e na vontade de se expor; baseia-se em ser-se mais como uma planta do que como uma jóia, algo bastante frágil, mas cuja beleza muito particular é inseparável dessa fragilidade", segundo o pensamento da filósofa e professora de ética norte-americana Martha Nussbaum (em entrevista a Bill Moyers, in “Bill Moyers: A World of Ideas. Conversations With Thoughtful Men and Women About American Life Today and the Ideas Shaping Our Future“, 1989).
O dia de amanhã para socorrer quem faz parte da tragédia no Rio Grande do Sul ou em qualquer lugar da Terra, é hoje, agora, porque a incerteza do amanhã, continua sendo o elemento surpresa, apesar de anunciada, porém, por falta de confiança, provocada nas rendes sociais, onde quem mentir mais, ficará mais famoso pelas curtidas de seus fakes.