Entre Sem Bater - Novo Passo

Dostoiévski disse:

"... dar um novo passo, pronunciar uma nova palavra, é o que as pessoas mais temem ..."(1)

Classificado por muitos como "um russo", numa clara demonstração de preconceito, pode levar a que as pessoas não reflitam sobre o que ele escreveu. Conheço algumas pessoas que adoram textos dos russos. É provável que estes que conheçam classifiquem Dostoiévski como um dos maiores da literatura mundial. Suas obras-primas , inquestionavelmente influenciam pessoas e as colocam para pensar.

NOVO PASSO

A dificuldade de se dar um novo passo, de dizer uma nova palavra(*), até mesmo em seu idioma nativo, é natural e compreensível. Assim sendo, vários estudiosos do comportamento humano escreveram sobre esta paúra do desconhecido. E, surpreendentemente, quanto mais as pessoas se comunicam nas redes sociais, a situação se repete e cresce sem controle.

É provável que o desafio seja o medo de errar e o medo de parecer ridículo para uma legião de seguidores ou desconhecidos. Medo de se transformar em meme e de mostrar que somos, sem dúvida, falíveis.

Dar um novo passo a cada dia é o que alimenta, por exemplo, este Blog. Desta forma, é possível ousar e ajudar outras pessoas a ousarem, a pensarem e agirem fora da caixinha.

ERA DA CONFORMIDADE

Inquestionavelmente, a frase de Dostoiévski ressoa inquietante através dos corredores da sociedade contemporânea digital. Pensar e agir fora da caixinha, ou fora de conformidade, é o que as pessoas mais temem". Com toda a certeza, um novo passo e um questionamento são tão relevantes agora quanto eram anteriormente, no século de Dostoiévski.

Vivemos numa era de conformidade sob vários disfarces de liberdade de expressão, de ação e pensamento. As redes sociais tornaram-se praças públicas virtuais onde as pessoas compartilham suas vidas, suas opiniões, suas verdades e suas mentiras. No entanto, em meio a esse mar de vozes, o medo de se destacar, dizer algo original ou desafiar o status quo é palpável.

É mais fácil para muitos repetir as palavras dos outros, seguir as tendências estabelecidas, do que arriscar-se a pensar por si mesmos. O desejo por aceitação social e a aversão ao confronto levam muitos a se contentar com a mediocridade do pensamento coletivo. A originalidade sofre repressão do peso esmagador da conformidade.

Em qualquer ambiente, profissional, social ou comunitário, o cerceamento à opinião é, assustadoramente, presente e cruel. Os exemplos são muitos e poucos cidadãos, notadamente os que atuam em ambientes digitais, são as vítimas.

NARRATIVAS E FAKE NEWS

O fenômeno das fake news é um exemplo flagrante deste desvirtuamento comportamental da maioria da sociedade. Em vez de questionar a fonte de uma informação ou investigar a veracidade de uma notícia, muitos optam por compartilhá-la cegamente. Desse modo, contribuem para a disseminação da desinformação e da manipulação de grande número de pessoas. O medo de se desviar do rebanho e sofrer com a indiferença é mais forte do que o desejo de buscar a verdade.

Aqueles que ousam desafiar as narrativas dominantes ou que se atrevem a questionar o que é aceito como verdadeiro transformam-se em inimigos. Como se não bastasse, enfrentam o escrutínio e a rejeição daqueles que preferem o conforto da conformidade. Mas são esses indivíduos corajosos que mudam alguns comportamentos, e desencadeiam uma revolução de pensamento e ação.

Dar um novo passo não é apenas um ato de coragem, mas também um imperativo moral. É através da inovação, da expressão autêntica e da busca incansável pela verdade que a humanidade avança. O verdadeiro progresso não se alcança com o conformismo, um novo passo é a coragem de desafiar o convencional e de buscar novos horizontes.

OUSE

Em primeiro lugar, utilizar a palavra ousar para romper a barreira do medo de errar parece uma contradição. Não tem nada de ousadia em dar um novo passo, falar uma palavra nova, usar uma expressão incomum.

Não cometa o mesmo erro que a maioria das pessoas, dê um passo novo, aprenda alguma coisa, todos os dias. Mesmo que você fique nervoso, faça, seu conforto se expande e você pode ir mais longe. Entretanto, não se esqueça do "banquete de consequências"(2) da vida profissional e pessoal.

Enfim, os obstáculos são as coisas que impedem que nossas vidas sejam entediantes, mesmo que doam muito, devemos experimentar.  Os novos desafios, no entanto, podem ser assustadores, especialmente se envolverem a superação de um medo. Às vezes, o desejo de avançar um pouco e não temer o que desconhecemos, vale todo o esforço.

Portanto, diante do medo que nos paralisa, devemos lembrar as palavras de Dostoiévski. Certamente, é a melhor oportunidade de dar um novo passo, pronunciar uma nova palavra e evoluir. Somente através da nossa individualidade, da nossa criatividade e da nossa coragem de sermos autênticos podemos esperar criar um mundo verdadeiramente melhor.

Em suma, "... tudo vale a pena, quando a alma não é pequena...". Inquestionavelmente, desafiamos nossos medos com um novo passo e uma palavra nova a cada dia.

P. S.

(*) Faço este exercício neste Blog desde a criação, a cada novo texto, experimento palavras que nunca usei, termos que as pessoas nunca leram. Com toda a certeza, é uma experiência muito rica e gratificante.

(1) "Entre Sem Bater - Dostoiévski - Novo Passo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/02/entre-sem-bater-dostoievski-novo-passo/

(2) "Entre Sem Bater - Robert Stevenson - Banquete de Consequências" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/13/entre-sem-bater-robert-stevenson-banquete-de-consequencias/