A CASA DA VIRGEM MARIA, SALVE O MÊS DE MAIO.

A quem procuramos em nossas dificuldades? A nossa mãe, aquela que nos dá desde que nascemos o amor incondicional. Nos doa todo seu ser sem nada pedir em retribuição, toda sua inesgotável fonte de benquerer, o indiscutível e doce manancial da bondade. O mais violento e cruel dos homens leva no seu sacrário interior, em altar inviolável, sua mãe. É assim a aura da maternidade. O oráculo onde os filhos vão se apascentar, haurir o alimento que vive e faz viver, pois tem no amor a germinação pródiga e prodigiosa.

O amor é a força que impulsiona e move toda a natureza, mas no ventre dessa energia está a maternidade, pois é dela que nascemos todos nós, os seres que se destacam pela inteligência, distantes do mero instinto, os homens.

Começa hoje o mês de Maria. Lembremos os lugares das aparições, mas principalmente a Casa de Nossa Senhora em Éfeso.

Bento XVI, uma das maiores cabeças que transitou pelo Vaticano, celebrou Missa no dia 29 de novembro 2006, em Éfeso, ao lado da Casinha na qual, segundo a tradição, viveu Maria com São João.

Era a mais importante de todas as cidades, Éfeso, poderoso centro do império romano, local do importante Concilio de Éfeso, em 431, quando foi declarado o dogma da Maternidade divina de Maria, Mãe de Deus, “Theotokos”. Esta Casa Santa descoberta no século XIX, o santuário «Meryem Ana», onde o Papa celebrou a missa, ao ar livre, foi restaurado nos anos cinquenta do século passado com pedras e material do lugar.

A Casa está na colina do rouxinol, que se eleva acima da planície de Éfeso. Junto a uma fonte, encontraram as ruínas de uma casa, que dava a impressão de ter sido utilizada como capela.

Chamavam os cristãos ortodoxos do lugar de o «Mosteiro das três portas de Panaya, a Toda Santa», por causa dos três arcos da fachada.

A Casa de Maria foi visitada por Paulo VI em 1967 e por João Paulo II em 1979, o que aumenta sem dúvida a sua importância. É meta de peregrinação também dos muçulmanos, pois Maria é apresentada no Alcorão como «a única mulher que não foi tocada pelo demônio».

ELABORO ESTA HUMILDE HOMENAGEM À VIRGEM, EM AGRADECIMENTO A TODAS AS GRAÇAS QUE CONCEDE A TODA MINHA FAMÍLIA E A MIM, COMO DIZIA MEU PAI, DESMEDIDAMENTE.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/05/2024
Código do texto: T8054057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.