Um pobre sonhador

Quarta feira ensolarada, de casa já dava pra ouvir as prosa do povo sentado na frente da casa de vó, meu pai com um balde cheio de laranja e mandando o povo pegar e saborear a fruta doce, muito doce.

Meu pai e meus tios estavam conversando sobre o passado, contando as histórias da vida deles, do passado sofredor, de tudo que já passaram.

Nos aconselhando a estudar, dizendo que o estudo é algo bom, e que é através dele que conseguiríamos um futuro melhor, disseram que a oportunidade de estudar deles foram tiradas, que essa chance eles não tiveram, que trabalharam desde cedo, e que a escola deles era ir todo dia trabalhar na roça, catar mamona pra ajudar a mãe a comprar a comida, e detalhe arroz e feijão no almoço era raridade.

A rotina diária de ir buscar água no rio pra beber, ir andando com um balde na cabeça e vir com ele cheio, era cansativo, mais era a única alternativa que eles tinham.

Algo que me cortou o coração foi ouvir eles dizendo que as calças tinham que ser amarradas de lado, de tão folgadas que ficavam, do pouco tempo que iam pra escola chegar lá morrendo de fome e não ter o que comer, de ir procurar no mato algo pra tentar enganar o estômago, e que a única coisa que achavam eram coquinhos, e então quebravam.

Seus olhos encheram de lágrimas, quanta dificuldade, é tanta história que daria um livro.

Nem todo mundo nasce em berço de ouro, e pouco se fala sobre aquelas que já passaram fome, e muitos ainda passam, sobre a dificuldade pra viver, sobre os pais que batalham pra criar os filhos e sobre os choros escondidos. As lembranças que se passam na cabeça, da luta por uma vida melhor.

Sobre ser pobre, mas ser um pobre sonhador, que só precisa de uma oportunidade na vida.

Na minha família tem pedreiro, carpinteiro, jardineiro, e até cantor. Pessoas que foram formadas pela vida, a vida que tantos os humilhou, eles não tem um doutorado, muito menos um diploma escolar.

O diploma que receberam foi a enxada desde cedo pra ir capinar.

São gente do bem, pobre sonhador, lutando diariamente por uma vida melhor.

Gente simples, de uma fé imensa, grandes sonhadores. Guerreiros eu posso dizer.

Anye
Enviado por Anye em 30/04/2024
Código do texto: T8053246
Classificação de conteúdo: seguro