Entre Sem Bater - Intersexo

Christina Engela disse:

"... embora não haja vergonha em ser gay, bissexual, transgênero ou intersexo - ou mesmo heterossexual - há certamente vergonha e desonra em ser homofóbico, transfóbico e intolerante ..."(1)

Escrever sobre alguns temas exige muita pesquisa ou experiência própria. Desse modo, alguns autores podem se tornar celebridades ou serem completos anônimos. Uma autora com a trajetória de Christina Engela deveria, por sua representatividade, ter verbete nestas "pedias" da vida. Surpreendentemente, isso não acontece e podemos reforçar a ideia de que a questão temática intersexo(*) é tabu, com muito preconceito.

INTERSEXO

Escrever textos sobre algumas frases, termos ou palavras é uma tarefa árdua e que exige muita leitura. É gratificante quando vemos que ao menos 1% dos leitores do título passam por todo o texto e enviam ao menos uma manifestação. Por outro lado, existem aqueles que, com preconceito e uma grande dose de ignorância genética, abandonam o texto pela indicação da autoria, ou título.

Este texto, com uma grande dose de premeditação, poderia ter outras palavras-chaves como estratégia de clickbait(2). Entretanto, em muitos casos, a curiosidade das pessoas por descobrir uma palavra nova é o que arregimenta novos leitores e amplia o debate.

Podemos, em síntese, antes de entrar nas questões de preconceito e ignorância, que grassa entre os ínclitos sábios das redes sociais, uma definição.

Diz-se “intersexo” dos seres humanos cuja genitália, caracteres biológicos e sistema reprodutor não são unicamente masculino ou feminino. São indivíduos que nasceram com variações nas características sexuais que não se enquadram no binário típico de homem ou mulher. Desse modo, possuindo características secundárias de ambos os sexos podem ter denominação diferente, com vários graus de aceitação e precisão.

Assim sendo, tudo o mais é apenas preconceito e ignorância. Sem dúvida, comportamentos típicos de uma sociedade binária que tem a visão: é a favor ou contra uma opinião egocêntrica.

PRECONCEITO

Alguns atributos das pessoas são execráveis. Desse modo, o preconceito (qualquer um) é o maior de todos, mas que não se limita a uma condição de direito. Em alguns casos, preconceito pode ser um crime e existem muitas tipificações.

O preconceito racial, por exemplo, com aceitação na África do Sul, demorou décadas para ter uma transformação. Por outro lado, no Brasil, sempre houve este tipo de preconceito, dentre outros tantos, mas sempre com aceitação e passividade. Surpreendentemente, até energúmenos como um tal Sérgio Camargo, tem preconceito e são defensores da segregação. Assim sendo, não é de se estranhar que as pessoas apresentem seus preconceitos, até de forma transparente.

A condição de preconceito, seja através de homofobia, transfobia ou intolerância é um caso de polícia no Brasil. Entretanto, quanto mais transgressor, mais intolerante e canalha é o praticante deste preconceito. Na quase totalidade dos casos, se esconde atrás de perfis falsos, manifestações apócrifas e palavras dos outros. Certamente, existem aqueles que praticam com ares de liberdade de expressão(3). Assim sendo, basta uma tipificação de crime e vão para as malditas redes sociais arguir seus direitos de ofender e agredir.

INTOLERÂNCIA

Inquestionavelmente, a intolerância e o preconceito são reflexo da ignorância que assola o planeta, especialmente após a explosão das redes sociais. Por isso, as pessoas se apegam a dogmas, inclusive religiosos, e atiram a primeira pedra, sem se preocuparem em quem. As condições humanas biológicas das pessoas pouco importa, preconceituosos querem forçar os outros a serem como eles. É provável que nunca se interessaram em respeitar e entender que nem todos nascem como eles.

CONDIÇÕES REAIS

A condição de um ser humano intersexo, além da opção que cada um pode exercer, deve ter uma classificação aceitável, como:

1. Diferenças do Desenvolvimento Sexual (DDS): Condição neutra e descritiva que enfatiza as variações no desenvolvimento sexual. Contudo, pode não ter abrangência biológica e ampla como “intersexo”.

2. Distúrbio de Diferenciação Sexual (DDS): Condição medicamente imprecisa e sem evolução atualmente. Esta avaliação, trata de patologias intersexuais, e este termo não tem recomendação para aplicação.

3. Genitália atípica/ambígua: São termos de condições que centram-se na aparência física dos órgãos genitais. Desse modo,

nem sempre é indicador fiável do gênero de uma pessoa. Outrossim, normalmente, são pejorativos, ofensivos ou insensíveis.

4. Hermafrodita: Historicamente, a princípio, referia-se a indivíduos intersexuais, mas caiu em desuso por sua associação com organismos não humanos. Como se não bastasse, sua implicação imprecisa de que pessoas intersexuais têm órgãos reprodutivos masculinos e femininos é real. Atualmente, além da desatualização e imprecisão, é ofensivo e impróprio.

5. Indeterminação de Sexo: Tem utilização, eventualmente, para descrever indivíduos intersexuais aos quais não um sexo não teve atribuição no nascimento. No entanto, torna-se um problema, pois implica que as pessoas intersexuais carecem totalmente de sexo, uma inverdade.

Em suma, o uso de qualquer um desses termos deve acontecer com cautela e muito respeito às preferências do indivíduo. A melhor maneira de se referir a uma pessoa intersexo é usar o termo com o qual ela se identifica. Entretanto, respeito ao próximo parece ser uma atitude em desuso no atual mundo dos ativistas de teclado.

VIRTUDES E DEFEITOS

Acredito que a maior virtude que uma pessoa pode ter é a honra e o maior defeito a desonra. Certamente, isso tem aplicação inclusive para os cristãos seguidores da bíblia e de pregadores de púlpito canalhas. Escrevi sobre isso a partir do 7-5-3 Code(4) e tudo o que estamos passando atualmente não existiria se as pessoas seguissem o código. É provável que as pessoas, especialmente os intolerantes, dirão que seguem elementos de seus livros, mas não passam de hipócritas.

Desta forma, é muito mais do que um desrespeito quando vemos situações de pessoas intersexo, com confirmação científica, serem algo de intolerância. Podemos, analogamente, ser mais incisivos quando o desrespeito a uma pessoa acontece somente porque ele fez a sua escolha de gênero.

Enfim, todo aquele binário, é um preconceituoso e não tem meio termo, a frase de Christina Engela é lapidar:

"... é uma desonra em ser homofóbico, transfóbico e intolerante ...".

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Intersexo um substantivo masculino do estado intermediário entre o sexo masculino e o feminino. É a condição de um indivíduo cujo sexo não pode ter atribuição, de forma inequívoca, do ponto de vista biológico. É, também, adjetivo de dois gêneros e dois números. (Acepção do dicionário Priberam).

(1) "Entre Sem Bater - Christina Engela - Intersexual" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/30/entre-sem-bater-christina-engela-intersexo/

(2) "Entre Sem Bater - Cathy O´Neil - O Clickbait" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/28/entre-sem-bater-cathy-oneil-o-clickbait/

(3) "Entre Sem Bater - Benjamim Franklin - A Liberdade de Expressão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/24/entre-sem-bater-benjamin-franklin-a-liberdade-de-expressao/

(4) "As 7 virtudes do Bushido (Parte 1)" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/15/as-7-virtudes-do-bushido/