AS COMADRES E MEU TRAUMA DE ADOLESCENTE

AMAMBAI,MINHA INFÂNCIA; MEU PRIMEIRO BBB: UM TRAUMA.

Eu tenho um trauma amambaiense. Um guri franzino, roupas sem grif, calçados baratos, calças ‘pega pinto’, camisas desbotadas pelo uso, feinho, pernas tortas, um tipo que, ao primeiro olhar, não agradava as meninas dos ‘sonhos’.

Eu convivia com a minha indiferença pessoal.

Egresso do sertão. Um menino de linguajar pouco comum na cidade. Eu sabia mais de bicho do que de gente.

Minha primeira experiência do Felipe de Brum foi desastrosa.

Aquele velho casarão cheio de salas e de paredes cutucadas pela atividade humana me dava susto. No primeiro dia fui sentar em um local que não fosse notado.

Ingênuo! Sim, porque minha silhueta da roça acusava minha distinção com os meninos da cidade.

Os olhares não eram de admiração!

Eram, sim, de certo deboche.

Mas eu era forte por dentro. Aliás sempre fui. Nunca deixei-me levar pelas aparências e nem pelas diferenças inerentes a uma sociedade (quase) separatista.

Em um desses deboches eu tive que partir para o revide.

Convidei o menino da cidade pra sair no muque. Nesse quesito eu venci e assinei meu espaço no mundo da valentia.

Pois bem. Fui crescendo e vendo as particularidades de ser de uma cidade pequena do interior.

Havia um BBB diário das comadres de plantão. Elas cuidavam de tudo que fosse relacionado com a vida dos outros.

Eu sempre fui desinteressado pelo que acontece nos outros endereços. Elas não! Tudo era anotado nos seus interesses investigatórios. As vezes nem precisava de uma comprovação real. Bastava o enlace da imaginação.

Os boatos corriam soltos...

Esse foi meu trauma pra cuja solução foi ausentar-me dessa vigília. Vim parar em uma cidade onde a maioria das pessoas eram desconhecidas.

Não havia mais perigo de eu ser visto todo dia e a toda hora.

Aí sarei do trauma...

Hoje tenho receio de ser sincero sobre isso.

As vezes é melhor a gente ver só o que é prazeroso. Até hoje foi assim. Mas, sempre quis fazer este desabafo. Acho que posso (tenho créditos) porque já decantei Amambai em prosas e versos.

A VIDA É ASSIM...

OS AÇOITES SÃO APRENDIZADOS PARA QUE A GENTE FIQUE ‘ESCOLADO’.

VIVA AMAMBAI! ATE NISSO ELA ME FEZ MUITO BEM...

Machadinho
Enviado por Machadinho em 29/04/2024
Código do texto: T8052369
Classificação de conteúdo: seguro