SER DE DIREITA

Ser de Direita

Ser de direita envolve uma série de valores e posturas que muitos associam a essa orientação política. Aqui estão algumas características frequentemente atribuídas a quem se identifica como “de direita”:

1. Respeito ao Debate: Ser de direita significa não desligar o telefone na cara de alguém que discorda de sua opinião. É estar disposto a debater e ouvir diferentes pontos de vista.

2. Cidadania Responsável: É participar de manifestações e não deixar sequer um toco de cigarro no chão. É cuidar do espaço público e respeitar o ambiente.

3. Independência e Motivação: Ser de direita é não depender de ônibus e pão com mortadela para se motivar. É buscar o próprio sustento e não esperar por benefícios sociais.

4. Respeito à Propriedade Alheia: É não carnear o gado dos outros para fazer churrasco. É respeitar a propriedade privada e os direitos dos outros.

5. Contra a Destruição: Ser de direita é não invadir fazendas e desfazer plantações em produção. É não vandalizar laboratórios de pesquisas agrárias, pichar monumentos ou quebrar vitrines.

6. Valorização da Educação: É ser a favor de qualidade de ensino ao invés de quantidade. É apoiar um ensino politizado, mas sem ser partidário.

7. Defesa da Família e Inocência das Crianças: Ser de direita é ser contra a ideologia de gênero nas escolas e a favor da preservação da inocência das crianças.

8. Posicionamento sobre o Aborto: É ser contra o aborto, exceto nos casos de estupro e risco de vida.

9. Responsabilidade Fiscal e Social: É ser contra empréstimos desnecessários a outros países enquanto nossa própria pobreza persiste. É lembrar do Nordeste e apoiar seu desenvolvimento.

10. Valorização da Classe Média e do Agro: Ser de direita é não odiar a classe média, pois ela sustenta o país. É apoiar o setor agropecuário.

11. Defesa da Segurança: É ser a favor de armas de defesa e não do desarmamento do cidadão de bem e da Polícia.

12. Educação Moral e Cívica: É apoiar os Colégios Militares e a volta da Educação Moral e Cívica nas escolas.

13. Amor à Pátria: É ser a favor da Bandeira Verde e Amarela e do lema “Ordem e Progresso”.

14. Patriotismo, Não Bolsonarismo: Ser de direita é entender que Bolsonaro é um meio, não um fim. Ele representa uma esperança no futuro. Novas lideranças estão surgindo e outras surgirão a tempo.

Em resumo, ser de direita é uma maneira de ser coerente com esses valores e princípios. É mais do que uma posição política; é uma visão de mundo baseada na responsabilidade individual, no respeito e na busca pelo bem comum.

(Favor aumentar esta lista nos comentários. Obrigado! - críticas também serão bem vindas.).

Armando Valenzuela - arquiteto e escritor