Gata

 

Penélope é uma gata que bate ponto na antiga rodoviária da cidade. O pessoal da lancheria/cafeteria a alimenta. Chega pela manhã, por volta das oito e meia, entra e mia delicada e preguiçosamente, pedindo sua refeição matinal, no que é prontamente atendida.

 

É aberta a porta para uma peça sem uso, onde seus potes com ração e água frescas a aguardam. Come, volta para a entrada da lancheria e vai para cima de sua cadeira, bem no canto, embaixo de uma mesa. De lá, observa despreocupadamente os seres humanos em interação no local. Enquanto eu e meu confrade Sérgio tomamos café, lemos jornal impresso e conversamos sobre política e futebol, aqueles olhos amarelos nos fitam sem muito interesse.

 

Penélope me fez recordar de um documentário chamado Gatos, que assisti no cinema em agosto de 2017. Ele aborda a histórica relação dos moradores da cidade turca de Istambul com os gatos, que, em sua maioria, zanzam pela cidade e não possuem "donos", mas apenas "amigos" humanos que os tratam e alimentam. Achei muito legal e interessante isso e, ao ver a bichana pela rodoviária, vi bastante similaridade de sua situação com a dos felinos turcos.

 

Dona Idelvira disse que ela apareceu por lá há algum tempo, mais magra. Desconfio que tem ou teve dono, pois não mora ali, apenas visita e come de graça, ao contrário da gente. É o certo, pois ela é charmosa e bela e conquistou o coração da proprietária da cafeteria.

 

Indico o documentário Gatos pra vocês, pois tem no You Tube. Dá para conferir o trailer.