Fiasco verde-amarelo
A camisa amarela da Confederação Brasileira de Futebol é a melhor representação possível deste nacionalismo cristão conservador que assola o país. A CBF teve seus últimos presidentes presos por crimes de corrupção; houve escândalo de assédio sexual. Além do mais, a marca da camisa, "Nike", espelha bem o patriotismo deste povo, porque é marca estadunidense (e o patriota brasileiro sonha em ser estadunidense, ou, no mínimo, conhecer a terra do "Tio Sam").
Vestidos com esta camisa horrorosa, alguns cidadãos de bem ocuparam pouco mais de três quadras na Avenida Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro. Estimativas sérias apresentaram números entre 30 e 33 mil pessoas. Um fiasco para quem esperava lotar a praia, como se fosse o show dos Rolling Stones anos atrás.
Fiasco! Sem contar que um deputado federal mineiro quer homens com muita testosterona para comandar o país (será para isso mesmo?). Os discursos são sempre os mesmos, com exceção do venerado e adorado mito que tem o cinismo de falar que defende a democracia, depois de, na surdina, tentar golpe de Estado. Teve um discurso patético, com final falado em "inglês" para os bate-paus do Elon Musk terem seu orgasmo.
O que se salva do movimento é que estes perigosos golpistas tiveram uma lição do que é democracia, liberdade de manifestação. Tomara que tenham aprendido e apreendido.