ENTRE A BOLHA E O ABISMO.

Caríssimo leitor, talvez o título da crônica lhe seja familiar, uma vez que, esse meu texto é na verdade o resumo de um artigo escrito em 2021 por Daniel Lopes, extraído do seu livro, ( À beira do abismo - deixo aqui uma ótima dica de leitura ). Perdoe-me Daniel, se o meu resumo não ficou, como posso dizer... A altura do seu artigo, mas, eu tentei. A cada página lida de seu livro, me surpreendo em como muitas coisas das quais estamos vivendo eram desenhadas naqueles dias.

O artigo começa da seguinte maneira.

A Ucrânia acabou se tornando uma bússola para o mundo num futuro próximo. ( Você estava certíssimo, o que de fato veio a acontecer). A Ucrânia é um ponto delicado na relação de Washington e Moscou, na ocasião, domingo ( 27 de junho 2021) teve uma nova tensão com o pentágono bombardeando milícias apoiadas pelo Irã ( aliado russo ), bem como a realização de exercícios militares entre EUA e Ucrânia no mar negro, junto a outros 30 países. Mesmo com a Rússia pedindo para que tal iniciativa não continuasse, ela prosseguiu e desagradou a Moscou - acredito que todos se recordam desses fatos.

Todos esses problemas já eram motivo de tirar o sono de muita gente ( e olha que tirou e continua tirando o meu ), não bastou tudo o que a pandemia trouxe de ruim, no entanto, o mercado internacional escondia dados de tirar o sono de muitos especialistas. Era o dilema de tentar se equilibrar na corda bamba entre recessão e a hiperinflação, algo preocupante, uma vez que ambos os cenários conduzem à fome. Na recessão há alimentos, porém, o cidadão não tem dinheiro para comprá-lo, a hiperinflação faz as pessoas correrem para o mercado no intuito de aumentar os seus estoques com o medo de que no outro dia não possa comprar os produtos devido a alta. Muitos especialistas compararam o que estava acontecendo com a crise de 29.

É difícil prever o futuro, mas os sinais ajudam a antever crises. O entusiasmo do mercado empurrando preços de ações a níveis distantes da realidade. Em geral, quando tal acontece, os sinais são ignorados, embora a percepção dos investidores mude diariamente, fazendo o otimismo rapidamente se transformar em pânico. Não sabemos o que vai acontecer, o que podemos fazer é observar e ter cautela, como dito por especialistas a exemplo: Michael Burry, Robert Kiyosaki, entre outros.

Muitos historiadores identificaram uma direta correlação entre a Crise de 29 e a ascensão do nazismo e do encadeamento de tensão que levou à Segunda Guerra Mundial. É inevitável que muitos se perguntem se estamos diante de um possível novo conflito. Há quem acredite em um risco concreto, a Crise econômica global causada pelo Covid -19 poderia desencadear novos conflitos, segundo certo general das Forças Armadas do Reino Unido. ( Olhando para o cenário hoje, essa é uma quase realidade).

O artigo termina dizendo que hoje, tirania se apresenta como liberdade, regresso como avanço, silêncio como emancipação e cancelamento como justiça. É de fato uma lógica invertida, de modo a causar medo de que possamos receber de bom grado ideias das mais insanas possíveis. Esse artigo foi escrito em junho de 2021, já então, antevendo aspectos que acontecem nos dias atuais, e com base nos acontecimentos dos dias atuais, as expectativas para o futuro não são nada agradáveis.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 21/04/2024
Código do texto: T8046416
Classificação de conteúdo: seguro