Vida no Sitio
A gata Laisa, cega do olho direito e com 12 anos é excelente caçadora de ratos. Ela mata e coloca na porta da casa pra eu ver. Mas nesta semana acordei com um griteiro dela. Ela sempre foi silenciosa, nem mia, estava fazendo um escândalo primeiro na rua depois dentro de casa. Fui olhar pra ver o que era. Acendi a luz pois estava deitada no sofá vendo um filme, e lá estava a Laisa sentada com um rato no chão. Calmamente peguei uma pá e uma vassoura e coloquei o rato na rua. Pensei já preocupada se ela nao havia caçado dentro da casa. Dia seguinte outro e depois outro e ontem à noite, ela fez outro escândalo e trouxe outro desmaiado e soltou no meio da sala. Só que estava vivo e num descuido da gata ele fugiu. Ela foi atrás e ficaram naquela correria de gato e rato. Não havia nada que eu pudesse fazer. Não sei caçar rato. Fui na cozinha tomar café. Quando voltei não vi nem a gata, nem o rato. Ele era bem pequeno. Aí fiquei mais preocupada. De repente comecei a pensar que ela está caçando na rua e trazendo pra mim. Recentemente aposentei ela do trabalho de caçadora, ela comia e dormia às vezes no galpao. Trouxe comida e água pra dentro de casa e ela dorme no encosto do sofá enquanto vejo filme.
Hoje, tive certeza. Ela está caçando e trazendo pra mim. E avisa.
Ainda hoje, preocupada com o rato que não vi em lugar algum, fiz a volta na cama pra guardar minha calcinha no criado-mudo quando de repente, lá estava ele, meio tonto, mas vivo. Ia correr pra debaixo da cama e pisei no rabo dele. Chamei a Laisa aflita, mas ela nem se mexeu, cochilando no sofá! Olhei em torno pensando "como vou matar este rato"? E ele ali, com o rabo debaixo do meu pé. Aí decidi. Peguei o difusor e bati na cabeça dele, não sem um mixto de repulsa. Depois com um pedaço de papel higiênico joguei no pátio. Uma galinha ruiva veio correndo e saiu com ele no bico.
Só pra concluir: uma mulher que atira com um 38, que pisa na cola de um rato, não tem medo de nada, nem de ninguém! Sou eu!