BOM DIA! DEUS TE ABENÇOE.

Tempos atrás, numa manhã qualquer, encontrei nas ruas do bairro um senhor de certa idade, que me cumprimentou com "Bom dia, moço! Deus te abençoe."

Algum tempo depois, encontrei esse mesmo senhor em outro ponto da cidade e ele me cumprimentou da mesma forma.

Claro que respondi com "Obrigado. Igualmente."

Claro que nas duas ocasiões eu ganhei meu dia, por que não é sempre que a gente é cumprimentado dessa forma peculiar e inspiradora.

Na maioria das vezes estamos emburrados, prontos para responder com "Bom dia por que, se não chove?", ou "Bom dia por que, se não para de chover?" Ou ainda, desconfiados: "O que o senhor quer dizer com isso?"

Temos tantos problemas a nos assolar, tantos pepinos para descascar, que a vontade é responder com alguma grosseria. Embora na maioria das vezes fingimos que está tudo bem.

Eu mesmo me confesso mal humorado e surumbático. Tenho dificuldades para interagir com outras pessoas, sintomas que foram agravados por conta do isolamento da pandemia. Já tive dias melhores, mas ultimamente tenho economizado até bom dia.

No entanto, lava nossa alma quando recebemos um gesto voluntário e simpático, como foi o daquele senhor em me cumprimentar daquela forma peculiar. Com certeza ele faz isso com outras pessoas, distribuindo sua benevolência com mais gente.

Talvez ele também nem sempre esteja nos seus melhores dias, pois sabemos que a velhice vem com todas as dores e maus humores propícios à idade. Mas não deixa isso afetar suas boas maneiras, ao distribuir um bom dia com direito a "Deus te abençoe" para quem cruzar o seu caminho.

Eu ganhei meu dia quando fui brindado com esse gesto voluntário e benevolente. Mas meu pecado é não distribuir isso para meus semelhantes, por que sempre estou cabisbaixo e sistemático, com um mau humor que me azeda o fígado.

Mas quem dera eu e outras pessoas deixássemos nossas dores e problemas de lado e brindássemos as pessoas com um bom dia, quem sabe acrescido de um Deus te abençoe, como esse salutar senhor de idade costuma fazer nas ruas de nosso bairro e de nossa cidade. Com certeza alegraríamos o dia de algumas pessoas e deixaríamos nossa alma um pouco menos amarga.

Quando publiquei sobre o gesto bonito desse senhor no Facebook, alguém comentou que costuma dizer bom dia às pessoas, mas que agora acrescentaria um Deus te abençoe. Ponto pra essa pessoa.

Quanto a esse senhor tão especial e tão simpático, espero que continue vivo e presenteando as pessoas que cruzam seu caminho com seu gesto bonito. E espero cruzar com ele mais vezes.

Por que se um bom dia já nos faz bem, imagine com direito a "Deus te abençoe!”