DIA DO ÍNDIO

Na maior parte das vezes que são instituídos “dia de tal coisa” é manobra hipócrita para tentar encobrir injustiça que foi ou está sendo praticada por nós, os civilizados.

Apesar de sua importância na nossa formação étnica, nunca se deu grande destaque a essa comemoração Dia do Índio, mesmo porque a sua cultura foi solapada pelo colonizador e ainda hoje os seus remanescentes, pelas políticas governamentais, são forçados a viver retirados, contrariando a maioria deles que quer se integrar na sociedade, ser produtiva, ter liberdade econômica e autodeterminação.

Qualquer dia desses vão instituir o “dia do branco”, os quais, por essas mesmas políticas segregacionistas, vivem nos rincões, nas favelas ou nas ruas do Brasil, tão abandonados às próprias sortes como estão os índios e os negros que só são lembrados em 20 de novembro de cada ano.

O dia do índio, noutros tempos era comemorado, principalmente, nas escolas.

Os pequenos voltavam para casa com cocares feitos de cartolina que eles pintavam para se enfeitar, como se a sala de aulas tivesse sido transformada numa grande aldeia celebrando Umuarama.

O passar do tempo agindo sobre tudo e qualquer coisa faz esmaecer as cores, os significados dos acontecimentos e o brilho das comemorações, mas as desastrosas orientações Freirianas para a LDB, implementadas pelos governos desde que a extrema esquerda se instalou no poder, acabaram com as comemorações de dia das mães, dia dos pais, dia dos professores, dia das crianças, das demais festas tradicionais ou folclóricas e tudo mais que forma o arcabouço da nossa civilização.

GLOSSÁRIO

LDB – Lei de Diretrizes e Base do ensino.

Umuarama= reunião de amigos na língua Tupi