Mártir e Herói

FAZEM muitas festas no nosso país, algumas imitando o estrangeiro, outras na linha da moda e do interesse do mercado. No entanto, quase numa de homenageia condignamente nossos vultos históricos que lutaram pela liberdade e pela independência. É o caso de Joaquim José da Silva Xavier, Tira-dentes, o Mártir da Independência.

Ele chamou para si toda a responsabilidade pela Inconfidência Mineira. Contra ele foi aplicada toda crueldade. Foi preso, torturado eh enforcado e ainda vilipendiaram seu cadáver. Um trecho da sentença dos algozes assassinos portugueses:

“Que ele seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da força e ali morra de morte natural para sempre e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e pregada em poste alto até que o tempo a consuma. É seu corpo seja dividido em quatro quartos e pregado em postes pelo caminho de Minas, onde o réu teve suas infames práticas. Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, sendo seus bens confiscados. A casa. Em que vivia será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique”.

Tiradentes era o único inconfidente que não era maçom e nem pertencia à sociedade da época. É preciso sempre reverenciá-lo. Foi um apóstolo da independência e da liberdade. Um herói. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/04/2024
Código do texto: T8044421
Classificação de conteúdo: seguro