Chá ou café?

Diga-me aqui, como numa conversa entre amigos mesmo: você prefere chá ou café? Calma lá... não vá respondendo assim tão rápido, sem refletir, sem ponderar, sem fazer a velha e confiável listinha de prós e contras!

A intenção aqui não é lhe julgar pela escolha ou determinar que se tiver um não terá o outro, nada disso. Quero conhecer-lhe melhor mesmo.

Dia desses estava recebendo um amigo em casa, ele mora em outro Estado e veio passar uns dias em minha humilde residência. Quem me conhece, quem me conhece mesmo, sabe que sou anfitriã de nascença, me formei e pós graduei em ser anfitriã.... e pensando em todo o cuidado que queria ter com a tal visita, querendo dar o meu melhor, acordei bem cedinho pra preparar um café da manhã divino.

Fiz um belo de um café, torta salgada, pães frânces, patê, margarina (não achei manteiga, gosto mais), frios, requeijão, torradas, bolachas, bolo, leite, frutas... pois bem, mesa montada, aguardando o convidade a deliciar-se.

Observando que ele não reagiu a nada, fiquei a pensar que eu faltei em algo. Ainda olhando todos os itens, pensando se deixei algo pra trás, ele só me pergunta: tem chá? Meu Deus, o único item que não tinha. Pelo simples fato de que não é do meu costume, então, não adicionei à lista.

Com uma leve vergonha respondi que não tinha mas ofereci as outras bebidas disponíveis. E, ele só, secamente disse: não, queria era chá! Deu meia volta e foi tomar seu banho matinal.

Isso me fez pensar em muitas coisas, poderia tirar várias lições disso tudo. Mas antes, queria entender você, que me conhece, que me chega, que vem em minha casa: prefere café ou chá?

É uma pergunta simples, mas que pelo contexto, podemos refletir mais a fundo.

Eu sou time café! Amo chá, gosto de tomá-lo à noite, como relaxante mesmo ou como ceia, mas faço questão do café. E fiz o melhor café que eu podia naquele momento, pra ele. Mas isso não importou porque ele não gosta de café.

Você está entendendo que esse texto não é sobre a escolha entre chá e café? É sobre como somos acolhidos de diversas formas, com o melhor que o outro pode ser, e não notamos porque estamos presos apenas ao que nos convém.

Situações que podemos considerar: o que ele podia me dar naquela ocasião era uma ligação mostrando que lembrara do nosso aniversário de casamento e eu queria um presente físico. Nem parei pra pensar que ele liberou um tempo em sua agenda, lembrou da data (antes que eu ainda) e me deu suas melhores palavras em uma ligação! Mas não foi assim que entendi.

O que ela fez foi adiantar o jantar para que tivesse tempo de qualidade quando ele chegasse do trabalho mas ele reclama que sempre tem que esquentar a comida para não comer fria!

Então, não é sobre escolhas, mas sobre como vamos fazer estas escolhas.

Sem a pretensão de mudar o gosto pessoal de ninguém em relação a nada, peço apenas que ampliem as significações de importância na vida. Quem nos cerca, quem nos gosta, geralmente faz o melhor de si para nós. Geralmente. E a nossa resposta, a nossa reação, está sendo a melhor que podemos oferecer?

Uma lição ficou, disso tudo, além da reflexão aquém à questão inicial: cerco-me, agora, de pessoas que gostam de café, chá e um pouquinho de conversa fiada!

Sheila Liz
Enviado por Sheila Liz em 17/04/2024
Código do texto: T8043872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.