Clube do Livro completa um ano de leituras e debates

 

Idealizado pela professora Maria Inês Borne e pela bibliotecária Carina Pahim, o Clube do Livro de Charqueadas completará um ano de atividades nesta quarta-feira, 17, às 19 horas, durante evento literário na Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Maria Gauss.

 

Para marcar a passagem de seu primeiro aniversário, o Clube, que se reúne toda terceira quarta-feira de cada mês, debaterá três livros infantis de autores locais: Deixa Florescer (2021), de Luana Diello; A Terra das Coroas (2022), de Yannikson Mattos; e A Luz do Saber (2023), de Tábatha Belzareno (A D O R O, acho estilosos nomes assim, cheios de elles, tê-agás, zês, ipsilons, ennes, kás e ttês, quando criança queria ter um nome assim - Willian, Richard, Yago ou Paul, mas um Edgar ou Adolphus já serviria -, entretanto meus pais eram por demais tradicionais, logo herdei o nome dos avós - isso que meu pai era NerY, com ipslom). Respectivamente, os livros foram (graciosamente) ilustrados por Jonas Diello, Bárbara Farias e Lucas Dallas (olha os elles aí de novo).

 

Deixa Florescer adquiri durante atividade do VIII Sarau Literário de Charqueadas, no Espaço Poetisa Valda Tissot Junqueira, em 18 de outubro de 2022. Ele conta a aventura de Abelhuda e Abelhudxs, "num futuro não muito distante", buscando flores durante a primavera. A Terra das Coroas, lançado na Biblioteca Vera Gauss em 25 de abril de 2023, traz a busca de Tena, Cinépio, Yuni e Mabel por Túria, irmã da primeira, no Vale das Auroras. A Luz do Saber teve seu evento de lançamento durante o IX Sarau, em 8 de dezembro do ano passado. Nele, Heitor e seus amigos são conduzidos a muitas descobertas pelo gato Poe, após entrarem numa casa mal-assombrada. Detalhe: repararam que os nomes das personagens, assim  como o dos autores, são igualmente estilosos? O que A M O na literatura é que nela, mais do que na vida, tudo podemos. Nomxs, cores, flores, amores, aventuras...

 

Além dos três desta noite, foram quinze livros totalizando quase 2.900 páginas lidas no período, sendo cinco de autores locais, dois nacionais e oito estrangeiros:

 

O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson - 18 de abril de 2023

Drácula, de Bram Stoker- 16 de maio

Frankenstein, de Mary Shelley - 20 de junho

O Colecionador, de John Fowles - 27 de julho

O Alienista, de Machado de Assis - 16 de agosto

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë - 27 de setembro

Inesquecível, de Max Belzareno - 18 de outubro*

Transmutação, de Cláudia Gelb - 06 de dezembro *2

A Cachorra, de Pilar Quintana - 20 de dezembro

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott - 18 de janeiro de 2024

Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo - 21 de fevereiro*

O Retrato de Dorian Gary, de Oscar Wilde - 20 março

 

* Nesses dias faltei, por, respectivamente: levar um senhor de 90 anos pra um jogo do Grêmio na Arena e estar doente.

*2 Transmutação seria em novembro, durante o IX Sarau, mas, devido ao período de inundaçãoque atingiu Charqueadas e região, o evento foi transferido para o início de dezembro.