A MAIOR FALHA DA HUMANIDADE...

Um dos maiores defeitos da humanidade é o egoísmo. É algo instintivo, nem percebemos essa faceta. Mas está sempre presente, nos colocando contra as pessoas que estão à nossa volta. Outro ponto negativo de nossa personalidade é o fato de desejarmos ter muito além do que necessitamos. Somos acumuladores, e não nos importamos se nossos semelhantes ficam sem algo do qual necessitam para sobreviver, desde que tenhamos um bom estoque para nós...

Não à toa grupos de pessoas invadem localidades pertencentes a outrem, sem se importar de destruir toda uma comunidade. As desculpas utilizadas para justificar tal agressão são várias... desde uma suposta agressão que teria ocorrido até um "direito divino"... esse é o estopim favorito das "guerras santas"...

Atualmente há vários conflitos espalhados por esse mundo tão lindo mas tão trágico em que vivemos. É só apontar o dedo para um ponto do mapa e pesquisar... em noventa e nove por cento das vezes está ocorrendo algum conflito na área pesquisada. E é sempre pelo mesmo motivo... um povo está usurpando a morada de outro, privando-o do sagrado direito a uma vida digna...

O povo invasor encontrará justificativas para massacrar suas vítimas. Qualquer explicação será válida. Desde a cor da pele até o fato de não acreditarem no mesmo Criador... sim, religião tem um peso considerável quando o assunto é o massacre de um grupo...

Não se engane pensando que "a justiça será feita e os puros serão salvos"... se o conflito for causado por questões religiosas, o simples fato de as crenças serem divergentes quanto a nomes... porque, na realidade o fundamento é sempre o mesmo... é justificativa para abater seu oponente e humilha-lo de tal forma que, ao término do processo, nada mais restará do grupo perdedor...

Clamamos por "paz na terra" e acreditamos piamente trabalharmos para tal objetivo. Mas nem sempre nossas ações confirmam esse desejo. Afinal, deixarmos de seguir conceitos e preconceitos arraigados em nossa mente desde nossa mais tenra idade é algo quase impossível conseguir... então nos contentamos em acreditar nessa mentira piedosa, enquanto pisamos na dignidade de nossos semelhantes...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 14/04/2024
Código do texto: T8041577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.