Balança Brasil...
Sempre esperamos alguma coisa de um sábado à noite.
Sábado é dia de diversão, de lazer. É o dia que antecede o domingo — este é reservado aos cultos religiosos, aos encontros de família , e a monotonia do descansar.
Por aqui, em meu pedacinho de chão, o sábado não é diferente, e a praça principal é o nosso ponto de encontro.
É uma praça grande, ao centro fica o prédio da administração municipal. O espaço é democraticamente distribuído pelo grande quadrado.
Lado 1 — uma mini praça de alimentação, com brinquedos pras crianças, onde mamães, titias, papais e avós corujam suas crias.
Lado 2 — mais tranquilo , é o local preferido de jovens e adolescentes, que aos pares ou em pequenos grupos conversam, namoram, e por um tempo, se esquecem de seus celulares.
Lado 3— mesas e cadeiras distribuídas ao longo do passeio, se tornam a extensão de uma Pettiscaria, onde se pode degustar ótimos drinks, petiscos variados, e ter uma boa conversa.
E no contorno, esquina com o início do lado 4 , a 100 metros de nossa elegante pettiscaria, vamos encontrar um boteco raiz.
Temos entretenimento pra todos os gostos e bolsos.
Lado 4 — é a "espinha dorsal" da nossa querida praça. Na extremidade onde antes existia um canteiro em forma de círculo, após uma reforma e devidamente pavimentado com piso cerâmico, eis que surge o nosso famoso " Redondo do forró", ou "Redondo Do Zé" ( o prefeito responsável pela obra).
O Redondo , aos sábados e em datas comemorativas é o nosso salão de festas a céu aberto.
Sob uma tenda, uma modesta aparelhagem de som, um "DJ", uma playslist com músicas pra dançar e a diversão é garantida.
As muretas que contornam os canteiros cuidadosamente bem gramados, são molduras perfeitas para o nosso Salão Redondinho, e exercem a função de necessárias bancadas.
Acomodados confortavelmente e no aconchego de uma grande roda de amigos, a platéia aprecia e participa do espetáculo dançante.
Sim, um espetáculo dançante.
Ali naquele espaço, por algumas horas, todos são grandes bailarinos.
Por algumas horas, a alegria é o combustível principal, e no compasso/descompasso da música, todos são protagonistas.
E não importa a técnica, são dois prá lá e dois pra cá, e dança que segue.
Alguns pares arriscam uma coreografia mais elaborada, e rodopiam pelo redondo, pavoneando alegremente.
Nossos bailarinos estão redondamente convictos da importância do dançar com felicidade e prazer. É preciso abraçar e vivenciar tão preciosos momentos de liberdade e empoderamento.
Por algumas horas, experimentam a leveza do Viver, por algumas horas a única preocupação é não errar o passo, e não pisar o pé do outro.
Fazendo minha ronda pela praça, observo o cuidado paciente das mamães com suas crianças.
Pelo Lado 2, vejo a alegria, a força e esperança de futuro naqueles jovens.
Passeando pelo Lado 3, vou encontrar amigos em alegres conversas, sem pressa, por que hoje é sábado.
Feito um beija-flor, vou contornando a praça, parando aqui e acolá, me deliciando com o néctar Vida.
Volto ao Redondo — assim como na estória da Cinderela, aqui o baile termina à meia-noite, e são 23h50min. Uma música, outra e o salão redondinho está animado, não há tempo a perder.
Logo vem a " saideira" e percebo que sempre tocam a mesma música ao final do baile.
Ao som de Balança Brasil com Alemão do Forró, nossos bailarinos rodopiam pelo redondo "salão", viajam pelos estados brasileiros com a canção, e tudo que querem é ser feliz,nem que seja " por agora".....
Durante a semana seguirão balançando na corda bamba do dia a dia, enfrentando suas múltiplas dificuldades, mas são
corajosos e de muita fé.
Caso não chova, e se tudo correr bem por aqui, no próximo sábado tem mais forró no "redondo do Zé".
Que a balança Brasil, tenha um justo equilíbrio, e que nossa Gente tenha oportunidades de genuína alegria, por que todo dia é dia de Ser Feliz.
Nossa brava Gente Brasileira é espetacular.... "BALANÇA BRASIL".