Onde está o meu avô

O moderno e incompleto 1922. A arte negra foi invisibilizada quando artistas de renome nacional assumiram o protagonismo da Semana de Arte Moderna em 1922. Merecido o reconhecimento da importância do "Aleijadinho" , negro escultor o reconhecimento pelo Barroco Nacional e não uma imitação do movimento internacional. Pena que junto dele não louvou Lima Barreto, Chiquinha Gonzaga também com o "defeito de cor", defeito este que tinha peso maior que o talento que portavam. Este são alguns nomes que graçavam a sociedade resultante da monarquia e do escravismo. Se alegam ter encontrado o verdadeiro brasileiro talvez devessem imaginar que o povo tinha sua própria linguagem artística que se revelava nas ruas no público que não foi convidado para o evento. Na profundidade do país descobriram manifestações étnicas, culturais, religiosas que não tinham vez nem passaram pela porta do Teatro Municipal de São Paulo. A Arte Nacional não passou e continua sendo negligenciada. A manifestação artística nacional foi a partir 22 notabilizada, pelo movimento, o reconhecimento do Barroco Nacional nas obras de Aleijadinho e da projeção mundial dos artistas brasileiros. Hoje fazemos justiça aos que de forma discriminatória não estiveram presentes no evento por não serem convidados.