Entre Sem Bater - Confiança e Arrogância
Susan Piver disse:
"... confiança é a disposição de ser tão ridículo, luminoso, inteligente e gentil, quanto você realmente é, sem constrangimento ..."(1)
Certamente, Susan Piver é uma vencedora e a confiança que ele demonstra em suas aulas e textos é admirável. Entretanto, esta é a parte da confiança que arrebata todos que acreditam em frases feitas positivas. Confiança e arrogância são temas difíceis de tratar pois as pessoas, como Susan, exaltam uma e escondem outra. Por exemplo, é quase impossível saber onde e quando nasceu a Susan, mesmo com a exposição extrema de seu trabalho. Será que ela não tem tanta confiança assim ou só passou a ter uma vida após conhecer uma filosofia como o Budismo?
CONFIANÇA
Atualmente, as redes sociais e atividades a partir do mundo digital estão comandando mentes e corações. Até bem pouco tempo atrás, eu e milhões de pessoas nunca saberíamos quem é Susan Piver. Sem querer usar a influenciadora budista como "judas" para ser malhada, aproprio-me da frase dela para expor meu pensamento.
Inquestionavelmente, as redes sociais enaltecem celebridades e subcelebridades, e vêm financiando a vida deles. Uma pessoa como a Susan vende milhões de livros e recebe milhões de dólares para falar o que as pessoas querem ouvir. Recentemente, publiquei um texto sobre astrologia que, de certa maneira, poderia provocar polêmicas. Contudo, algumas reações que percebi tiveram um entendimento contrário.
Desse modo, a questão em debate é a forma, e não o conteúdo, e como ela transparece que a confiança de alguém pareça arrogância.
ARROGÂNCIA
A questão é simples.
As redes sociais transformaram um monte de idiota da aldeia(*) em sabichões de grupo de Whatsapp e Twitter. Como se não bastasse, estes personagens não possuindo conteúdo algum, cuidam de atacar as pessoas que querem mostrar algum conteúdo. O que era para ser uma troca de conhecimento, transformou-se em polarização de opinião. De um lado os que apresentam opinião de segunda mão e de outro aqueles que opinam com alguma fundamentação.
E eis que, surpreendentemente, fake news e opiniões estúpidas se transformam em "fato", só porque quem tem confiança parece arrogante. As redes sociais não possuem nenhum filtro e qualquer pessoa que não tiver cuidado com a forma, coloca o conteúdo a perder. Eventualmente, todos caem na cilada dos paralogismos que os estultos praticam, e ficar sem responder aparenta dar a vitória que eles almejam.
Algumas palavras e termos, que não pertencem ao cabedal de estultos e aldeões, são como uma afronta ou revelam falta de gentileza. Que me desculpe a Susan mas é impossível, atualmente, se passar por ridículo, sendo inteligente e ser gentil. Por outro lado, ser autêntico e não ter medo de constrangimentos, especialmente de gente sem qualificação, é um sacrifício contínuo.
Quando escrevi sobre Húbris(2) recebi alguns comentários que provocaram até a alteração do texto, certamente para ser mais incisivo. Ao utilizar expressões que exigem reflexão, como por exemplo ultracrepidário(3), #IMNSHO, provocamos a ira dos estultos.
Por isso, afirmo sem medo de errar, a nossa sociedade digital está no caminho da ignorância e não tem autoconfiança que mude o quadro.
FRASES POSITIVAS
Para não dizerem que não falei das flores e não sou gentil, reproduzo, a seguir, algumas frases sobre confiança. Apropriem-se de cada uma delas e levem para todos os ambientes que vocês debatem ou emitem opinião. Tentem ser ridiculamente luminosos, inteligentes e gentis, mostre quem você é, sem constrangimentos. Depois voltem aqui (retórica) e reflitam sobre o que vocês estão fazendo com aqueles que só querem transmitir opinião com conhecimento.
FRASES
Dez frases sobre a confiança em si mesmo
- A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. (Ralph Emerson)
- Assim que você confiar em si mesmo, você saberá como viver. (Goethe)
- Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança. (Renato Russo)
- Seja forte, seja confiante em si mesmo, tenha pensamento positivo, dias melhores virão, se não for hoje ou amanhã, será
depois. (Paula Andrade)
- Quando você tem mais confiança em si mesmo, você é automaticamente mais tolerante. Você tem condição de meditar de
se pôr no seu devido lugar sem precisar lutar, e isso assusta os valentões. (Hélio Grace)
- Você não precisa que ninguém acredite em você, confie em si mesmo e vá à luta! Poucos querem ver o teu sucesso e
muitos o teu fracasso! (Diogo Mayer)
- Só tem a capacidade de ousar aquele profissional que confia em si mesmo. (Guilherme Machado)
- Tudo é uma questão de concentração e de confiar em si mesmo e é daí que surge também o equilíbrio não só físico, como
espiritual e mental. (Yasmine Camargo)
- Não se preocupe com o que os outros dizem ou pensam ao seu respeito, confie em si mesmo e serás vitorioso. (Mário P.
Gomes)
- Dica rápida, a primeira pessoa em que você deve confiar é em si mesmo. Tem gente por aí rasgando confiança igual rasga
papel higiênico. (Thiago Saraiva)
Em suma, se tomarmos a maioria das propostas nas frases que apresentei (são milhões delas), chegamos à conclusão que só a nossa opinião importa. Desse modo, temos paradoxos que as redes sociais, definitivamente, não estão aí para resolver e as frases acima não servem ao debate.
GO AHEAD!
A frase da Susan Piver foi, sem dúvida, somente um gancho para contrapor como forma e conteúdo estão perdendo sentido nas redes sociais. A maioria dos espaços privilegia a divulgação de memes, fake news e outras bobagens, do que o debate, a princípio sério. É assustador, em muitos grupos que participo, quando se coloca algo para debate e a polarização surge do nada. Quanto mais ignorantes temos em cada espaço virtual, pior fica o ambiente. E não adianta ser gentil e, como se não bastasse, podemos até sofrer ataques se formos politicamente corretos.
Sigo com a minha autoconfiança inabalável, com minhas qualidades e defeitos. Com toda a certeza, estes atributos emanam uma aura de segurança e autocontrole que atrai e intriga e a ira dos outros. Essa confiança genuína não é um exterior imponente, mas também de um pouco de conhecimento para compartilhar.
Enfim, acredito que a frase da Susan é bem interessante, pois possibilita abrir muitos debates, inclusive sobre a linha que delimita confiança e arrogância. Entretanto, o que parece ser uma pauta com alguma civilidade, dependendo dos interlocutores, será uma ofensa grave.
É impressionante como apenas um #IMHO incomoda, a conferir ...
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) A expressão vem do pensamento de Umberto Eco e não é de minha autoria, só faço a contextualização e constatação da realidade. Adicionalmente, tenho preconceito e ojeriza de expressões e comportamentos como mindfulness como solução para a vida real.
(1) "Entre Sem Bater - Susan Piver - Confiança e Arrogância" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/12/entre-sem-bater-susan-piver-confianca-e-arrogancia/
(2) "Húbris - Insolência e Arrogância" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/01/23/hubris-insolencia-e-arrogancia/
(3) "Entre Sem Bater - Apeles de Kos - Ultracrepidário" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/10/entre-sem-bater-apeles-de-kos-o-ultracrepidario/