18 capítulos da Bíblia são suficientes para se entender o que é religião

Não precisamos ler toda a Bíblia para compreendermos o que é religião. Basta lermos a sequência que se inicia no Evangelho de João, no capítulo 11, e se encerra no capítulo 7 do livro subsequente, Atos dos Apóstolos.

No capítulo 11 de João, após Jesus ressuscitar Lázaro em Betânia, os líderes religiosos não suportaram mais aquilo e decidiram que Jesus não poderia viver mais tempo, porque isto seria o caos para suas (dos saduceus e dos fariseus) pretensões financeiras e políticas. O restante do livro de João nos conta a chegada de Jesus a Jerusalém, sua última reunião com seus apóstolos, sua prisão, morte e ressurreição.

Em seguida, no livro dos Atos dos Apóstolos, vemos os movimentos iniciais dos discípulos de Jesus, saindo pelas cidades ao redor de Jerusalém a pregarem a ressurreição do Nazareno. No capítulo 3, Pedro e João curam um coxo e pregam às portas da sinagoga judaica, falando da ressurreição de Jesus. Foram presos por ordem dos líderes religiosos judeus.

No capítulo 7, vemos a história de Estêvão, preso e apedrejado até a morte por ordem dos líderes religiosos (sempre eles!), porque pregou o Evangelho.

Estes textos escancaram a verdade das religiões, principalmente as que se professam cristãs: não querem ouvir o Evangelho, não permitem que outras pessoas ouçam o Evangelho, porque a mensagem de Jesus é libertadora, e as religiões não querem que seus seguidores sejam livres, antes, os querem presos sob suas garras. Pregando a culpa e o medo, as religiões mantém o arreio e o estribo em seus seguidores, que, como gado, fazem tudo o que seus líderes inescrupulosos desejam: poder e riquezas.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 10/04/2024
Código do texto: T8038683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.