PERCURSO PELA ESTRADA DA SERRA DA SANTA CRUZ

Pela 15ª vez fizemos esta caminhada e era Sexta-Feira da Paixão, 29 de Março de 2024, e o clima mudava com Nevoeiro sobre a Serra da Santa Cruz, vim do lado Norte do Coiqui e de lá de cima da Serra, vimos do lado Leste a cidade de Monte Santo Bahia.

A nossa chegada ao local da Igreja de Santa Cruz, onde o Portão da mesma encontrava fechado. Mais voltando com pequenas tomadas, na quarta-feira, 27 de Março do ano de 2024, surgiu a procissão da Viasacra, com a imagem de Senhor dos Passos, essa Imagem era conduzias em Andor por devotos pela Rua Senhor dos Passos e Rua Constantino Ferrer e outras e encerrando a procissão em Igreja Matriz.

Pelo Início da Noite de Quinta–Feira, 28 de Março de 2024, ocorreram os atos Litúrgicos e encontro das imagens de Senhor dos Passos e de Nossa das Dores, e houve a procissão pela principal Praça Monsenhor Berenguer, sobre a Serra do Piquaraçá, várias pessoas subiram pelos degraus de pedras do Caminho, onde a maioria dos devotos e devotas e Turistas estavam cansados.

No cume da Serra da Santa Cruz, os jovens não rezam na Sexta-Feira da Paixão de 29 de Março de 2024, aí seguimos com a nossa Matéria mais começava a chegarem as crianças, jovens, adultos, maturistas e idosos.

Aglomeravam as pessoas defronte o Portão, onde viam os vendedores de Salgados, chás, cafés, lanches aos Jovens esfomeados que tomavam Cafés e chás. E outros vendedores vendiam água mineral pelo Caminho da Santa Cruz.

A Neblina cobria toda Serra do Piquaraçá, às 3h 58, para às 4 horas da madrugada, o Neveiro estava forte com fina chuvinha depois, mais os visitantes começavam a chegarem ao local naquela Sexta-Feira da Paixão 29 de Março de 2024, a Igreja de Santa Cruz, ia ficando tomada pelos fieis e Romeiros(as) com Rosários em suas mãos e enquanto outros já estavam regressando para a cidade de Monte Santo Bahia.

Enquanto isto, o Repórter Poeta José de Jesus, estava lá às 4h 5, quando as Portas eram abertas da Igreja de Santa Cruz, às 4h 10, e defronte o Altar da Igreja de Santa Cruz, viam os devotos de joelhos que faziam as suas preces. Em silêncio, vimos também Velas acesas por volta dás 4h 12, da madrugada com vento frio, mas os Romeiros davam 03 voltas da direita para esquerda da mencionada Igreja. E às 4h 55, formava-se uma fila de pessoas dentro da Igreja do Santuário, aí ia ficando movimentado, às 5h 35, chegava Guilherme dos Santos, que conduzida a Cruz grande, aos sons das matracas e os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santa Cruz, esses entravam dentro do Pátio dessa Igreja, estava tomada pelo povo no Caminho, iam descendo e outros simpatizantes. E viam os mais apressados subindo pelo alto da Serra totalmente coberta por Neblina. Daí deparavam com Jovens deste município e de outras cidades do Interior e da Capital Salvador Bahia, não compareceram as TVS e Jornais impressos como Jornais a Tarde e Tribuna da Bahia.

Sempre repetem por devotos, que trazem as imagens de São João Evangelista e de Nossa Senhora da Soledade, em 29 de Março de 2024, à noite de Sexta-Feira da Paixão, 29, a procissão ocorreram pelas principais Rua Coronel Caldas, Rua das Flores, Manoel Novaes, Hélcio Cardoso de Matos, Av. Luís Eduardo Magalhães, e finalizando no Adro da Igreja Matriz de Monte Santo Ba.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 07/04/2024
Código do texto: T8036844
Classificação de conteúdo: seguro