Escadaria Farroupilha

A Escadaria Farroupilha em Guaíba, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é mais do que uma simples estrutura de concreto que liga a parte alta da cidade à beira do Guaíba. Ela é um ícone que transcende sua função prática e se torna um símbolo de história, cultura e identidade local.

Ao subir seus degraus desgastados pelo tempo, somos transportados para um passado rico em narrativas e significados. Construída em 1926, a escadaria testemunhou momentos marcantes da trajetória da cidade e de seus habitantes. Ela foi cenário de encontros e despedidas, de sorrisos e lágrimas, de lutas e conquistas.

Cada degrau traz consigo memórias entrelaçadas com a história gaúcha, repleta de bravura, tradições e orgulho. Os ventos que sopram do Guaíba ecoam os ecos dos ideais farroupilhas, da busca pela liberdade e justiça, que ainda ecoam na alma dos que por ali passam.

No alto da escadaria, somos contemplados com a vista magnífica do rio que moldou a identidade da região, refletindo a grandiosidade da natureza e a força da história ali vivida. É um convite à contemplação, à reflexão e à conexão com as raízes que nos sustentam.

Em meio aos passos dos transeuntes e aos murmúrios do vento, a Escadaria Farroupilha em Guaíba se mantém firme, como um guardião silencioso de lembranças e ensinamentos. Ela nos lembra que, mesmo diante das adversidades, podemos encontrar força e inspiração na nossa história e nas nossas tradições.

Assim, caminhar pela Escadaria Farroupilha em Guaíba é mais do que uma simples jornada física. É uma experiência que nos conecta com o passado, nos enraíza no presente e nos inspira a construir o futuro, mantendo viva a chama da nossa identidade e do nosso propósito.Hoje renovada e mais uma obra pra embelezar nossa cidade !

Vera Salbego